Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorMello, Mirele Pinheiro dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133847pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento do uso das mídias por professores de uma escola municipal de Porto Alegre. As diversas mídias, que historicamente sofreram transformações, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. As tecnologias sejam elas impressas, eletrônicas ou digitais, entraram no contexto educacional, exigindo dos professores a apropriação das linguagens de comunicação e a incorporação dessas em seus projetos. A pesquisa se caracterizou como quali-quantitativa, no qual os dados quantitativos serviram de base para a análise, e os qualitativos para o aprofundamento das respostas a questão pesquisada, a fim de compreender o uso e a importância das mídias em sala de aula. Os sujeitos pesquisados são 20 professores de diferentes etapas/idades do ensino fundamental. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas para posterior análise e interpretação das respostas. Os dados apontaram o uso de muitas mídias em sala de aula, apesar de ainda haver uma resistência no seu uso. Os professores, inseridos em um mundo cada vez mais midiático, onde o avanço das tecnologias da informação e comunicação desafia e entra na sala de aula, através das mídias mais simples como o livro e o rádio, até as mais complexas como o computador e o smartphone, precisam fazer uma reflexão. Assim, os atores envolvidos na Educação, sendo eles alunos, professores, famílias e mantenedora, podem procurar construir uma rede de conhecimentos que favoreça a democratização das mídias, para com isso criar uma sociedade mais justa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to map the use of media by teachers of a public school of Porto Alegre. The various media, which historically have been transformed, are increasingly present in people's daily lives. The technology, whether printed, electronic or digital, entered the educational context, requiring teachers to ownership of communication languages and incorporating these in their designs. The research is characterized as qualitative and quantitative. Quantitative data were the basis for the analysis. Qualitative for deepening answers the question investigated in order to understand the use and importance of media in the classroom. The research subjects are 20 teachers from different stages / ages of elementary school. For data collection was used a questionnaire with open and closed questions for further analysis and interpretation of the answers. The data showed the use of many media in the classroom, although there is still a resistance in its use. Teachers, inserted in an increasingly media world, where the advancement of information and communication technologies challenge and enter the classroom, through the most simple media like the book and the radio, even the most complex as the computer and the smartphone, need to reflect. Thus, the actors involved in education, and they students, teachers, families and sponsor may seek to build a network of knowledge that favors the democratization of the media, to thereby create a more just society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectUsopt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO uso de mídias por professores : um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeThe media use of teachers : a study on a network municipal scholl of Porto Alegreen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982058pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples