Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, ca ...
Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa. ...
Abstract
Currently, the school is facing a great challenge and at the same time, a vast field of possibilities where both hypotheses consistent with the use of information communication technologies, such as building tool and dissemination of knowledge of students. In relation to this educational goal, this research will present a study qualitative nature on the positions adopted by the Children's Education Schools, bringing out a new educational practice, able to serve as a subsidy for the use of ICTs ...
Currently, the school is facing a great challenge and at the same time, a vast field of possibilities where both hypotheses consistent with the use of information communication technologies, such as building tool and dissemination of knowledge of students. In relation to this educational goal, this research will present a study qualitative nature on the positions adopted by the Children's Education Schools, bringing out a new educational practice, able to serve as a subsidy for the use of ICTs with the universe children. Thus, the continuous advances in Information and Communication Technologies (ICT) lead to a new paradigm of teaching / learning process where you, besides having the necessary technological resources, the school also needs to be prepared for the universalization of knowledge and information through the maximum exploitation of the possibilities of each ICT, against the construction of the Annual Education Programme and the Pedagogical Political Project of Early Childhood Education Schools in order to make learning more meaningful and pleasurable activity. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License