Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Vera Teresinha de Britopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T02:07:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133734pt_BR
dc.description.abstractOs Objetos de Aprendizagem (OA) se apresentam como vantajosa ferramenta de aprendizagem e instrução para apoiar o ensino. Dentre esses objetos encontram-se as WebQuests, que são espaços da Web estruturados para o desenvolvimento de tarefas de pesquisa. Sua adoção na prática pedagógica oferece um espaço de aprendizagem desafiador, producente e compartilhado. Assim, este estudo aborda sobre uma experiência pedagógica com uma WebQuest. Foram participantes do projeto os alunos de uma turma da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na disciplina de Arte. Relata-se, então, uma proposta pedagógica desenvolvida com dois objetos de aprendizagem associados: "Arte em Desdobramentos" (OA concreto) e WebQuest (OA Digital). O objetivo geral deste estudo qualitativo foi de descrever de que forma a utilização de uma WebQuest, como objeto de aprendizagem em Arte, pode contribuir com uma nova leitura de mundo do aluno diante de sua própria responsabilidade social e cultural. Foi possível perceber que tal contribuição ocorre com uma proposta pedagógica de fundo que leve o aluno a ter novos olhares sobre o cotidiano; tornando a aula diferenciada; possibilitando e ampliando a capacidade dos alunos de pesquisa e coleta de informações; e quebrando o limite geográfico pela Internet. Sendo assim, o ensino de Arte e a interlocução com uma WebQuest pode servir de instrumento que desperta reflexões, desacomodando o sujeito (aluno e professor) no sentido de rever e repensar seus conhecimentos. As considerações referem que é preciso enfrentar o desafio da Arte não só de se qualificar como disciplina escolar, mas também no acesso a materiais digitais.pt_BR
dc.description.abstractLearning Objects (LO) are presented as advantageous learning tool and instruction to support teaching. Among these objects are the WebQuests, which are web spaces structured for developing research tasks. Its intake in pedagogical practice offers a challenging learning environment, productive and shared. So, this study focuses on an educational experience with a WebQuest. Project participants were students of a class of Youth and Adult Education modality, in the Arts program. It is reported, then, a pedagogical proposal developed with two associates learning objects: "Unfoldments in Art" (concrete LO) and WebQuest (Digital LO). The general objective of this qualitative study was to describe how the use of a WebQuest, as the object of learning in art, can contribute to a new way of reading world the student in front of their own social and cultural responsibility. It was possible to perceive that this contribution occurs with a pedagogical proposal on the background that takes the student to have new perspectives on daily live; making differentiated lesson; enabling and expanding in students research capacity and information gathering; and breaking the geographical boundary through the Internet. Thus, art education and interlocution with a WebQuest can serve as an instrument that inspires reflections, and disaccommodation the subject (student and teacher) to review and rethink their knowledge. The considerations refer that it is necessary to face the art challenge not only to qualify as a school subject, but also in access to digital materials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectWebQuesten
dc.subjectTeaching in arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArruda, Victoren
dc.titleEnsino de arte em EJA com objetos de aprendizagem : uma experiência com webquestpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982516pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem