A contribuição das mídias na educação: o rádio a serviço de uma química cidadã
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Medias contribution for education : the radio as a tool for a helpful chemistry
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho consiste em uma pesquisa onde a mídia rádio foi inserida com finalidade pedagógica nas aulas de química, através da criação e veiculação de programas de rádio. O trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de química, através da elaboração, pelos alunos, de programas de rádio sobre a temática petróleo, que seriam veiculados semanalmente na emissora comunitária do município, Rádio Rosário AM, com o título Química Cidadã; a fim de promover a educaçã ...
Este trabalho consiste em uma pesquisa onde a mídia rádio foi inserida com finalidade pedagógica nas aulas de química, através da criação e veiculação de programas de rádio. O trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de química, através da elaboração, pelos alunos, de programas de rádio sobre a temática petróleo, que seriam veiculados semanalmente na emissora comunitária do município, Rádio Rosário AM, com o título Química Cidadã; a fim de promover a educação química através da mídia. A inserção da mídia rádio, através de programas educativos, demonstra ser uma atividade pedagógica possível, de grande aceitação por parte dos alunos, que insere a escola na comunidade, trabalhando o conceito de educomunicação, e constrói através da experiência vivenciada, uma escola comprometida com a construção da cidadania e para a real formação humana integral. ...
Abstract
This project consists on a survey where radio programs have been inserted with a pedagogical finality during chemistry classes. The project was developed by high school seniors, within chemistry classes, through the elaboration conducted by students, of radio programs about petroleum, which have been presented weekly through our city radio, “Rádio Rosário AM”. Its objective is to promote chemical education through radio systems. The insertion of these radio programs, along with pedagogical prog ...
This project consists on a survey where radio programs have been inserted with a pedagogical finality during chemistry classes. The project was developed by high school seniors, within chemistry classes, through the elaboration conducted by students, of radio programs about petroleum, which have been presented weekly through our city radio, “Rádio Rosário AM”. Its objective is to promote chemical education through radio systems. The insertion of these radio programs, along with pedagogical programs, shows itself as a plausible activity, working with the concept of using communication as a way of educating, and creates through a lived experience, a school that is committed with the construction of a better society and with a better education for students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License