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dc.contributor.advisorCastro, Stela Maris de Jezuspt_BR
dc.contributor.authorMastella, Juliana Obinopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-12T02:05:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133682pt_BR
dc.description.abstractEm algumas áreas de pesquisa é bastante comum o interesse por variáveis que não são diretamente observáveis, as quais são denominadas variáveis latentes. Nos casos em que tanto a variável latente como as variáveis observadas são categóricas, a análise de classes latentes é uma possível técnica a ser utilizada. Há grande potencial desse método em diferentes áreas de conhecimento, mas, talvez por desconhecimento, ele não seja tão empregado quanto poderia ser. Desta forma, no intuito de facilitar futuras aplicações desse tipo de abordagem, o presente estudo traz um roteiro para a aplicação da análise de classes latentes, utilizando o procedimento PROC LCA do SAS. Na sequência é apresentada uma aplicação a dados reais de clientes proponentes de cartão de crédito em uma rede de farmácias do Rio Grande do Sul, a partir de variáveis sabidamente relacionadas ao comportamento de inadimplência. Para o ajuste do modelo base foram utilizados 8 itens. O modelo se apresentou invariante à variável de grupo testada e todas as covariáveis foram significativas ao nível de 0,0001. Ao final, foi ajustado um modelo de 9 classes latentes, com 3 covariáveis. Por fim, verificou-se que foi possível identificar classes latentes com diferentes comportamentos de pagamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVariaveispt_BR
dc.titleAnálise de classes latentes : da teoria à práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSelau, Lisiane Priscila Roldãopt_BR
dc.identifier.nrb000986100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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