Movimento humano, percepção do outro e afetividade : a fenomenologia como tecnologia na atenção primária de saúde
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como intuito revelar, através da escrita narrativa - construção a qual se desenvolveu ao longo de dois anos e meio em uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, na cidade de Porto Alegre -, a importância da sensibilidade quanto movimento humano, explorando assim possibilidades de conhecimento empírico enquanto prática de saúde no âmbito da Atenção Básica em Saúde. Primeiramente, o trabalho traz uma breve revisão bibliográfica sobre os precedentes da fenomenologia para este ...
Este trabalho tem como intuito revelar, através da escrita narrativa - construção a qual se desenvolveu ao longo de dois anos e meio em uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, na cidade de Porto Alegre -, a importância da sensibilidade quanto movimento humano, explorando assim possibilidades de conhecimento empírico enquanto prática de saúde no âmbito da Atenção Básica em Saúde. Primeiramente, o trabalho traz uma breve revisão bibliográfica sobre os precedentes da fenomenologia para este trabalho (Edmund Husserl, Merleau-Ponty e Emmanuel Levinas) e expoentes desta corrente filosófica no Brasil e em Portugal enquanto contribuição para o cenário da Educação Física (Silvino Santin e Elenor Kunz e Manuel Sérgio, respectivamente). A constituição do saber, e em especial o saber inato o qual se manifesta pelo corpo, mesmo dentro do campo da área das ciências do movimento do humano, compreende o olhar para ver o que lhe é dito a ver, corroborando assim a determinações e perspectivas quanto ao que é corroborado a ser o movimento humano no homem. Quanto a isso, a fenomenologia traz à lume a necessidade de se estabelecer uma complexidade sensorial daquilo que o fenômeno revela, ou seja, revela-me um outro lado sobre aquilo que me é apresentado. Diante desse campo fenomênico, aonde a sensibilidade se desperta pela presença do Outro através do encontro, começa uma consciência a qual se corrói e se renova enquanto aprendizado e composição do saber (MERLEAU-PONTY, 2012). Sendo assim, esse aprendizado revela-se pela ética do olhar, permitindo desenvolver, posteriormente, um logos sensitiva aonde, por exemplo, se insere o cuidado em saúde. ...
Abstract
This work has the intention to reveal, through narrative writing - building which has developed over two and a half years in a team of the Family Health Strategy in the city of Porto Alegre - the importance of sensitivity as human movement, exploring so chances of empirical knowledge as health practice within the Primary Health Care. First, the paper presents a brief literature review on the phenomenology of precedents for this work (Edmund Husserl, Merleau-Ponty and Emmanuel Levinas) and expon ...
This work has the intention to reveal, through narrative writing - building which has developed over two and a half years in a team of the Family Health Strategy in the city of Porto Alegre - the importance of sensitivity as human movement, exploring so chances of empirical knowledge as health practice within the Primary Health Care. First, the paper presents a brief literature review on the phenomenology of precedents for this work (Edmund Husserl, Merleau-Ponty and Emmanuel Levinas) and exponents of this philosophical current in Brazil and Portugal as a contribution to the setting of physical education (Silvino Santin and Elenor Kunz and Manuel Sergio, respectively). The constitution of knowledge, especially the innate knowledge which is manifested by the body, even within the field of the sciences of human movement, comprises look to see what is told to do, thus confirming the determinations and perspectives as to what is confirmed to be human movement in man. In this regard, phenomenology brings to light the need to establish a sensory complexity of what the phenomenon reveals, in other words, reveal to me another side of what is presented to me. Given this phenomenal field, where sensitivity is awakened by the presence of the Other through the encounter begins a consciousness which corrodes and renews itself while learning and composition of knowledge (Merleau-Ponty, 2012). Thus, this learning is shown by the ethics of the gaze, allowing develop later a sensitive logos where, for example, falls within the health care. ...
Résumé
Ce travail a l'intention de révéler, à travers l'écriture narrative - bâtiment qui est développée sur deux ans et demi dans une équipe de la stratégie de santé de la famille dans la ville de Porto Alegre - l'importance de la sensibilité que le mouvement humain, explorer si les chances de la connaissance empirique que la pratique de la santé dans les soins de santé primaires. Tout d'abord, le document présente une brève revue de la littérature sur la phénoménologie de précédents pour ce travail ...
Ce travail a l'intention de révéler, à travers l'écriture narrative - bâtiment qui est développée sur deux ans et demi dans une équipe de la stratégie de santé de la famille dans la ville de Porto Alegre - l'importance de la sensibilité que le mouvement humain, explorer si les chances de la connaissance empirique que la pratique de la santé dans les soins de santé primaires. Tout d'abord, le document présente une brève revue de la littérature sur la phénoménologie de précédents pour ce travail (Edmund Husserl, Merleau-Ponty et Emmanuel Levinas) et des exposants de ce courant philosophique au Brésil et au Portugal comme une contribution à la mise de l'éducation physique (Silvino Santin et Elenor Kunz et Manuel Sergio, respectivement). La constitution de la connaissance, en particulier la connaissance innée qui se manifeste par le corps, même dans le domaine des sciences du mouvement humain, comprend oeil pour voir ce qui est dit de faire, confirmant ainsi les conclusions et perspectives quant à ce qui est confirmé pour être le mouvement humain dans l'homme. À cet égard, la phénoménologie met en lumière la nécessité d'établir une complexité sensorielle de ce que révèle le phénomène, en d'autres termes, de me révéler une autre facette de ce qui est présenté à moi. Compte tenu de ce champ phénoménal, où la sensibilité est réveillé par la présence de l'Autre à travers la rencontre commence une conscience qui se corrode et se renouvelle tout en apprenant et la composition de la connaissance (Merleau-Ponty, 2012). Ainsi, cet apprentissage est représenté par l'éthique du regard, ce qui permet de développer plus tard un logos sensibles où, par exemple, insère les soins de santé. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1260)
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