O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?

Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de um ...
Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Inicio a proposta dando voz aos alunos a fim de conhecer o que sabiam a respeito das temáticas água, animais de estimação e do papel das abelhas. Após ouvi-los, realizei intervenções em forma de argumentação, painéis de leitura de imagens e debates, a fim de ajudar os alunos a enxergarem as situações e temáticas de outro ponto de vista que não somente o antropocêntrico para o qual a natureza é compreendida como a serviço do humano, como se ele não fizesse parte dela. As respostas dos alunos foram diversas e pode-se notar algumas mudanças em suas formas de pensar após vivenciarem as intervenções. Neste sentido, considero importante salientar que não tive a pretensão de modificar a visão dos alunos ou torná-los menos antropocêntricos, mas sim mostrar-lhes novas possibilidades de pensar a respeito das vidas que dividem espaço conosco, humanos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
Este item está licenciado na Creative Commons License
