Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorRicacheski, Lissane Dolorespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:04:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133596pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleAula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985105pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples