Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Ricacheski, Lissane Dolores | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:04:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133596 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985105 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
