A integração de laptops às práticas pedagógicas : um estudo de caso com professores de anos iniciais
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar e problematizar a integração de laptops às práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais. O foco está em analisar o uso que os docentes fazem dos laptops em suas aulas, bem como os métodos empregados por eles para contextualizá-los em suas práticas. O estudo perpassa o perfil dos alunos contemporâneos, as políticas públicas instituídas a fim de promover a introdução de recursos tecnológicos nas escolas, com destaque para o “Programa Um Computador ...
O objetivo desta pesquisa foi investigar e problematizar a integração de laptops às práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais. O foco está em analisar o uso que os docentes fazem dos laptops em suas aulas, bem como os métodos empregados por eles para contextualizá-los em suas práticas. O estudo perpassa o perfil dos alunos contemporâneos, as políticas públicas instituídas a fim de promover a introdução de recursos tecnológicos nas escolas, com destaque para o “Programa Um Computador por Aluno”, e o papel dos professores e das escolas frente a essa nova realidade. A metodologia de pesquisa empregada foi um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados ocorreu por meio de categorias, partindo de questionários e entrevistas realizados com três professoras dos anos iniciais de uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada na região central de Porto Alegre. As análises apontaram que as práticas tradicionais continuam prevalecendo e que os laptops são, muitas vezes, utilizados apenas para reproduzir tais práticas. Nessa perspectiva, foi constatado que apenas inserir os recursos tecnológicos nas escolas não é suficiente, é preciso investir na formação dos professores para que eles possam refletir e recriar suas práticas para, então, realizar essa integração de forma significativa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License