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dc.contributor.advisorReiss, Mário Luiz Lopespt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Ismael Augustopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:04:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133590pt_BR
dc.description.abstractDados da Agência Nacional de Transportes Terrestres mostram a necessidade de evoluir nossa malha de infraestrutura de transporte, e o tamanho da demanda por projetos de engenharia nessa área. Por muitos anos a Fotogrametria aérea é utilizada para a geração de bases cartográficas para apoio aos projetos de rodovias. As principais vantagens das técnicas fotogramétricas estão na rapidez da aquisição dos dados e no grande volume de informações oriundas da fotointerpretação. Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) atualmente são utilizados também para aquisição de imagens aéreas, as quais podem ser processadas para elaboração de produtos fotogramétricos. Os softwares para processamentos dos dados oriundos de VANT tem capacidade para gerar nuvem densa de pontos, modelos digitais de superfícies (MDS), ortofotomosaicos controlados, bem como possuem ferramentas para edição de MDS. Essas soluções vêm a favorecer aos usuários, sejam da iniciativa privada ou pública, visto que o custo de aquisição é muito mais baixo comparado ferramentas da Fotogrametria convencional. Entretanto, a grande quantidade de ferramentas automáticas, tanto nos VANT, quanto nos softwares de processamento de seus dados, pode causar a geração de produtos de baixa qualidade quando operados por usuários não especializados. Este projeto visa avaliar a qualidade posicional de ortofotomosaicos e MDS obtidos por meio do processamento fotogramétrico das imagens oriundas do VANT, bem como avaliar sua exatidão cartográfica com base nos critérios preconizados pelas instruções do DNIT (IS-226/227) para produtos na escala 1/2000 e 1/1000. A verificação se deu pela comparação das coordenadas oriundas dos produtos VANT, obtidas pelo processamento das imagens nos sistemas Photoscan e Terra 3D, com aquelas medidas em campo por levantamentos geodésicos e topográficos. Resultados mostraram que é possível melhorar a qualidade posicional dos produtos gerados, conseguindo-se chegar a 1,2 pixel para planimetria e 2,5 para a altimetria. Porém, se o esforço de melhoria dos resultados, a qualidade posicional planialtimétrica pode ultrapassar os 80 píxeis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLevantamento topograficopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleAvaliação da qualidade posicional de dados oriundos de VANT para mapeamento fotogramétrico aplicado em projetos rodoviáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984535pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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