Show simple item record

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorHeck, Paulo Ricardo de Castropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133523pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo verificar se a pesquisa: “Princípios Pedagógicos do Projeto Bugre Lucena de Judô”, realizada em 2014, ajudou os bolsistas do projeto a entenderem e aplicarem estes princípios dentro das aulas e treinamentos em 2015, além de alcançarem uma maior padronização. Foram encontrados no projeto os Princípios do Respeito, Inclusão, Cooperação e Respeito, princípios estes encontrados nas Filosofias do Professor-Criador Jigoro Kano, intrínsecos no Seyrioku Zenio (Máximo de eficiência com o mínimo de energia gasta), Judô (Caminho Suave) e Jita kyoei (Tu e eu cresceremos juntos e Prosperidade e benefícios mútuos). O projeto Bugre Lucena é um projeto que busca a inclusão social através de um esporte de combate. Após identificar e entender quais são e como se aplicam os princípios pedagógicos do projeto, foram feitas novas observações das aulas e entrevistas semiestruturadas com professores e bolsistas atuais, de forma intencional e sistemática, na qual se constatou a relevância da identificação dos princípios, pois, hoje, o projeto trabalha de uma maneira padrão, independente da troca de bolsistas, porque estes princípios não estão apenas intrínsecos na filosofia do projeto. Então, conclui-se que bolsistas e professores do Projeto Bugre Lucena se aprimoraram dos princípios pedagógicos, qualificando as aulas e treinamentos.pt_BR
dc.description.abstractThis of course work Conclusion aims to verify whether the search: "Pedagogical Principles Bugre Lucena Judo Project" held in 2014, helped project grantees to understand and apply these principles within the classes and training in 2015, beyond to achieve greater standardization. Were found in the project the Respect Principles, inclusion, cooperation and respect, principles found in the philosophies of Professor Creator Jigoro Kano, intrinsic in Seyrioku Zenio (Maximum efficiency with minimal energy expenditure), Judo (Gentle Way) and Jita kyoei (You and I grow together and prosperity and mutual benefits). The project Bugre Lucena is a project that seeks social inclusion through a combat sport. After identify and understand what they are and how they apply the pedagogical principles of the project were made new observations of lessons and semistructured interviews with teachers and current fellows, intentional and systematic way in which it was found the importance of the identification of principles, therefore, Today, the project works in a standard way, regardless of the exchange of scholars, because these principles are not just inherent in the project philosophy. So it appears that scholars and teachers Bugre Lucena Project had improved the pedagogical principles, qualifying classes and training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJudoen
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectPedagogical principlesen
dc.subjectProject Bugre Lucenaen
dc.subjectProject qualificationen
dc.titleAnálise da aplicação e padronização dos princípios pedagógicos do projeto Bagre Lucena nas aulas de judô em 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record