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dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorLimana, Priscila Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133521pt_BR
dc.description.abstractEm 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Assim, este estudo visou verificar os relatos destes estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular, que doravante serão chamados simplesmente de “alunos em transição”, dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento de avaliação da implantação do novo currículo produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012. Através da análise dos dados do relatório do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e os aspectos positivos do novo currículo nos cursos de Educação Física da UFRGS. O trabalho caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios realizados pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo que positivo, principalmente pelos fatos que acarretaram em adiamento da conclusão de curso deste grupo de estudantes do currículo “antigo”.pt_BR
dc.description.abstractIn 2012, the Rio Grande do Sul Federal University’s Physical Education degree went through a curricular reorganisation. It was a period of doubts and reflections around the current changes, especially to the students admitted under the “old” course structure. Therefore, this study verifies the students’ reports regarding this transitory curricular process, who henceforth will be simply called “transient students”, from UFRGS’s Physical Education degree using the implementation assessment document produced by the Unity Assessment Centre (NAU, in Portuguese) in 2012. Through data analysis of NAU’s report, it was observed how the old course structure students faced the curricular change in 2012, its negative and positive aspects of the UFRGS’S Physical Education degree new course structure. This is a qualitative investigation based on the analysis of documents, in this case, NAU’s report: Analysis of the New Course Structure Implementation on the Physical Education degree (December, 2012) and Analysis of the Dance, Physiotherapy and Physical Education Course Structure. (April, 2012).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectUndergraduate course structureen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectReestruturação curricularpt_BR
dc.subjectCurricular reorganisationen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormation of educatorsen
dc.titleA implantação dos currículos de educação física da UFRGS em 2012 : uma visão dos estudantes em transição curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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