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dc.contributor.advisorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Fabiane de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133505pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para compreender melhor a formação profissional em Educação Física junto a pessoa com deficiência intelectual em publicações da área da Educação Física. Este trabalho teve sua origem na minha experiência de cinco anos como professora de Educação Física em uma associação voltada as pessoas com deficiência intelectual. Além disso, justifica-se pela reflexão sobre como ocorre a formação de professores de Educação Física para atuar com pessoas com deficiência intelectual. Consideramos que a revisão bibliográfica sobre o assunto é um primeiro passo para entender melhor as inquietações da formação e da prática profissional. Para tanto, realizamos uma coleta de artigos em revistas eletrônicas da Educação Física e da Educação Especial, como também de livros, dissertações, teses utilizando os seguintes termos: formação de professores, formação profissional, Educação Física, pessoas com deficiência intelectual, atividade física, esporte. Além disso, buscamos informações no site da Associação de Pais e Amigos e Pessoa com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Os resultados obtidos com a revisão do material bibliográfico foram organizados em três tópicos, a saber: Formação Profissional em Educação Física para Atuar com Pessoas com Deficiência; a Pessoa com Deficiência Intelectual e as Memórias da APABB. As informações obtidas por meio da revisão bibliográfica abalizaram a dificuldade de se encontrar materiais que discutem a prática de atividades físicas e esportivas para a pessoa com deficiência intelectual. Todavia, o material consultado permitiu chegar a algumas conclusões provisórias com relação a temática da inclusão. Considera-se que qualquer pessoa com ou sem deficiência necessita ser estimulada de maneira global, a fim de obter aquisições motoras, educacionais e sociais. Cabe ao professor, tentar desenvolver todas as práticas possíveis para seus alunos, a fim de que eles consigam atingir seu máximo desempenho em todos esses aspectos.pt_BR
dc.description.abstractThe research had the objective of making a bibliographic review to better understand Professional Training in Physical Education to work with people with intellectual disability in Physical Education publications. This paper originated from my five years’ experience as a Physical Education teacher in an Association for people with intellectual disability. Furthermoreit is justified by thinking howthe Physical Education teacher training to work with people with intellectual disability happens. We consider that the bibliographic review about the topic is the first step to understand the worries about the training and the professional practice. For this purpose we made a gathering of articles from Physical Education and Special Education electronic magazine, as well as books, dissertations and thesis using the following terms: teacher training, professional training, Physical Education, people with intellectual disability,physical activities and sport.Also we looked for information on the “Associação de Pais e Amigos e Pessoa com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB)” website. The results obtained with the bibliographic material review were organized in three topics, specifically: Professional Training in Physical Education to work with people with intellectual disability,The Person with intellectual disability and The memories from APABB. The information obtained through the bibliographic review determined the difficulty of finding materials that discuss the practice of physical activities and sports by people with intellectual disability. However, the consulted material allowed us to draw some interim conclusions about the Inclusion topic. It is considered that any person with or without disabilityneeds to be stimulated in a whole way in order to get motor, educational and social acquisition. It is the teacher’s role to try to develop all possible practices so that they can achieve their maximum performance in all these aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleA pessoa com deficência intelectual e a prática de atividades físicas e esportivas : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983773pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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