Show simple item record

dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorGiacomelli, Renanpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133504pt_BR
dc.description.abstractA prática de atividades físicas deveria fazer parte da rotina diária das crianças desde os primeiros anos de vida, visto os inúmeros benefícios gerados. Porém, a literatura tem apontado que atualmente crianças e jovens têm reduzido drasticamente seu nível de atividade física desde muito cedo, acarretando uma taxa crescente de sedentarismo infantil. Esta pesquisa, caracterizada como descritiva do tipo exploratório com abordagem comparativa teve como objetivo identificar e comparar os perfis de atividade física diária de escolares de primeiro ao quinto ano da Rede Estadual da Cidade de Cachoeirinha. A amostra foi composta por 150 crianças, provenientes da Escola Estadual de Ensino Médio Guimarães Rosa. O instrumento foi utilizado um questionário. Ele foi elaborado com base nos questionários Engajamento em atividades infantis, de Serrano e Neto (1997) e Inquérito para determinar o Estilo de Vida e a Atividade Habitual (EVIA), de Sobral (1992). Com os resultados, constatamos que há semelhanças entre os perfis das crianças tanto em relação ao gênero quanto a questão dos anos escolares, não havendo grandes diferenças.pt_BR
dc.description.abstractThe physical activity should be part of the daily routine of children from the earliest years of life, seen the many benefits generated. However, the literature has pointed out that currently children and young people have drastically reduced their level of physical activity from an early age, leading to an increasing rate of childhood inactivity. This research, characterized as descriptive exploratory with comparative approach aimed to identify and compare the daily physical activity profiles of students from first to fifth year of the State Network of the City of Cachoeirinha. The sample consisted of 150 children, from the State School of High School Guimarães Rosa. The instrument used for data collection was the questionnaire, based on two (SERRANO; NETO, 1997, adapted by Berleze 2002; Sobral, 1992). With the results, we find that there are similarities between the profiles of children both in relation to gender as the issue of school years, with no major differences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectProfile physical activityen
dc.titleNíveis de atividade física em escolares do 1º ao 5º ano da escola estadual de ensino médio Guimarães Rosapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.identifier.nrb000984112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record