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dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorKörbes, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-02T10:32:08Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133133pt_BR
dc.description.abstractUma das vantagens da customização em massa está na possibilidade de atender aos desejos individuais de um maior número de consumidores. Em um mercado saturado de produtos massificados, com consumidores que desejam expressar sua individualidade por meio de sua aparência, a customização de produtos de moda pode significar um diferencial competitivo. A adoção de sistemas modulares no design de produtos de moda é um fator crucial para a implementação da customização em massa. O estudo aqui apresentado aborda aspectos do design de moda, customização em massa e design de sistemas modulares. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar de que forma o uso de sistemas modulares aparecem no contexto atual da customização em massa de alguns produtos de moda brasileiros. Por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso de seis empresas brasileiras que já oferecem produtos de moda customizados pelos próprios clientes, visa-se compreender como se dá o processo de design de moda em empresas customizadoras, para contribuir com a disseminação do pensamento projetual focado no design de sistemas modulares de produtos de moda.pt_BR
dc.description.abstractOne of the advantages of mass customization is the possibility of meeting the individual desires of a larger number of consumers. In a market saturated with mass products, with consumers wishing to express their individuality through their appearance, customization of fashion products can mean a competitive advantage. The adoption of modular systems in the design of fashion products is a crucial factor for the implementation of mass customization. The study presented here addresses aspects of fashion design, mass customization and modular system design. This research was developed in order to investigate how the use of modular systems appear in the current context of mass customization of some Brazilian fashion products. Through literature review and case study of six Brazilian companies that already offer fashion products customized by the customers themselves, the aim is to understand how is the process of fashion design in customizer companies, in order to contribute to the dissemination of the a design thinking focused on modular systems for fashion products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.subjectMass customizationen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectModularizaçãopt_BR
dc.subjectModularityen
dc.subjectModapt_BR
dc.titleO design de sistemas modulares : customização em massa de produtos de modapt_BR
dc.title.alternativeThe design of modular systems : mass customization of fashion productsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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