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dc.contributor.advisorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Suelen Martinspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:06:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133096pt_BR
dc.description.abstractA discussão da dança na escola, neste trabalho, parte de uma vivência de estágio obrigatório do Curso de Licenciatura em Dança/UFRGS, realizado em uma turma de educação infantil, no segundo semestre de 2014. Esta pesquisa tem como objetivo narrar e problematizar esta experiência de estágio de dança. A metodologia escolhida para nortear esta pesquisa é a narrativa. Por potencializar a escrita dos sujeitos envolvidos, ela investiga a visão da escola e de seus agentes que participaram na vivência de estágio citada. Com intuito de discutir a legitimidade da dança na escola de educação infantil, o presente trabalho expõe, inicialmente, as bases legais vigentes que inserem a dança como arte na educação básica. O trabalho segue abordando a questão da arte/dança como campo de conhecimento. Posteriormente, problematiza-se a formação em dança como um trabalho corporal e artístico, tanto por parte dos alunos da educação infantil quanto dos profissionais que atuam neste ambiente. Sendo assim, os resultados da pesquisa apontam que a prática compartilhada nos estágios é uma importante ferramenta na formação acadêmica por possibilitar que os futuros professores possam aprender uns com os outros. Tudo isso, é potencializado pelo apoio da equipe da escola. Além disso, ressalta-se a contribuição da dança na disposição corporal dos alunos da educação infantil e isso parece ficar enfatizado com a atuação dos estagiários que tem uma preparação e formação específica em dança. Com isso, finaliza-se destacando a importância do estágio no percurso da formação acadêmica universitária e a legitimidade da dança na educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion about dance teaching at classes in this work was inspired from a real experience during a mandatory internship in a children education school, on 2014's second half. This research's main goal is to describe and debate the experience throughout the internship. The narrative methodology was chosen to guide the writings, since it empowers the subjects' points of view, as the school and its agents. In order to discuss the legitimacy of dance teaching at children school classes, the current work initially exposes the legal bases that ensure dance as art in basic education. Then, the research approaches the art of dance as a knowledge field and shows the problems of students and teachers in dance formation as a corporal and artistic work. Therefore, the research's results indicate that shared practice on internship it's an important tool within academic formation by enabling future teachers to learn with each other. All of this is potentialized by the school staff's support. Besides, it's important to highlight the dance's contribution to children's corporal disposal and that's intensified by interns performance. That being said, this work proves the importance of internship in academic formation and dance's legitimacy at basic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectInternshipen
dc.subjectArtsen
dc.titleA legítimidade da dança na educação infantil : uma narrativa do Instituto de Educação General Flores da Cunhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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