Avaliação em dança : trabalhando possibilidades
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo visa investigar a prática avaliativa de três professoras de dança no ensino regular em diferentes contextos: Estadual, Municipal e Privado. O trabalho originou-se da curiosidade em conhecer o recente trabalho dos profissionais que atuam com dança em sala de aula no contexto escolar. Como pauta de estudo, observei os procedimentos e os instrumentos de avaliação utilizados pelas três professoras. Para coleta das informações, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, com dois grandes ...
O estudo visa investigar a prática avaliativa de três professoras de dança no ensino regular em diferentes contextos: Estadual, Municipal e Privado. O trabalho originou-se da curiosidade em conhecer o recente trabalho dos profissionais que atuam com dança em sala de aula no contexto escolar. Como pauta de estudo, observei os procedimentos e os instrumentos de avaliação utilizados pelas três professoras. Para coleta das informações, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, com dois grandes temas: avaliação escolar e avaliação em dança. Esses assuntos foram decompostos em temas mais específicos conforme a necessidade da entrevista. Após a realização e gravação das entrevistas, elas foram transcritas e posteriormente as informações foram relacionadas aos referenciais teóricos pesquisados durante a revisão bibliográfica e analisadas de forma qualitativa a partir de categorias estabelecidas em conformidade com o tema. Através do relato das professoras e das problematizações com os teóricos, é possível perceber que o tema avaliação em dança ainda tem potencial para debate sobre novos fazeres e descobertas em sala de aula. Também fica evidenciada a vontade dos profissionais de educação em aprimorar os instrumentos de avaliação oportunizando aos alunos formas de avaliações mais viáveis e que façam sentido durante o processo de aprendizagem e não apenas notas e conceitos vazios de significado. Demonstrando assim um engajamento na construção de uma educação de qualidade. ...
Abstract
This study aims at investigating the assessment practices of three dance teachers in regular education in different contexts: state, municipal and private schools. The study emerged from the curiosity of observing the recent performance of professionals working with dance in the school context. As a study topic, I observed the assessment procedures and instruments deployed by the three teachers. To collect information, a semi-structured interview was used, with two larger themes: school assessm ...
This study aims at investigating the assessment practices of three dance teachers in regular education in different contexts: state, municipal and private schools. The study emerged from the curiosity of observing the recent performance of professionals working with dance in the school context. As a study topic, I observed the assessment procedures and instruments deployed by the three teachers. To collect information, a semi-structured interview was used, with two larger themes: school assessment and dance assessment. These two subjects were decomposed according to the interview requirements. After performing and recording the interviews, they were transcribed and then the information was related to the theoretical material researched during the bibliographic reviewing stage, and analyzed qualitatively, considering pre and post established categories. There is much to be discussed yet, in teacher trainings, regarding assessment. However, it is noteworthy that professionals are eager to improve the assessment instruments, offering the students a more feasible assessment that makes sense during the learning process and not simply grades and concepts empty of meaning. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License