Competições esportivas como meio de educação e formação de crianças e jovens : um estudo sobre as categorias de 10 a 13 anos no futebol
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo trata das competições de futebol nas categorias de 10 a 13 anos enquanto um meio de educação e formação de crianças e jovens. O objetivo central é identificar e questionar os modelos de competição no futebol para crianças e jovens dessas categorias. Além da consulta de regulamentos e regras das principais competições estaduais – onde se constatou que as competições possuem poucas adaptações que as diferenciem das competições adultas de rendimento – também foram feitas entrevis ...
O presente estudo trata das competições de futebol nas categorias de 10 a 13 anos enquanto um meio de educação e formação de crianças e jovens. O objetivo central é identificar e questionar os modelos de competição no futebol para crianças e jovens dessas categorias. Além da consulta de regulamentos e regras das principais competições estaduais – onde se constatou que as competições possuem poucas adaptações que as diferenciem das competições adultas de rendimento – também foram feitas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de futebol que trabalham com crianças de até 13 anos em um clube de Porto Alegre. As questões tiveram como base a Teoria da Competição Esportiva para Crianças e Jovens de Marques (2004), as quais questionaram se essas competições estão adequadas às capacidades, necessidades e interesses das crianças; sua formação esportiva através da competição; e, número de participações competitivas. Os treinadores defendem a adoção da competição e esta como elemento estruturante na formação educacional. Acreditam que as competições das categorias de 10 e 11 anos devam sofrer mais adaptações para uma melhora no desenvolvimento técnico dos jogadores. Mesmo assim, a competição no atual modelo traz benefícios para a formação das crianças, como por exemplo, as crianças darem seu melhor, não buscar a vitória a qualquer custo e respeitar os adversários. Os treinadores comentaram que apesar do discurso sobre a supervalorização dos resultados, estar mudando, na prática isso não ocorre e pouco se olha para o processo de desenvolvimento das crianças. A questão do número de partições competitivas foi divergente. Apesar de o modelo estar se adequando, mais alterações são necessárias. Por fim, espera-se que o estudo mostre a realidade das competições atuais no futebol de base e traga novas abordagens e questionamentos para a melhora do processo de competição e desenvolvimento das crianças e jovens através do futebol. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (38152)Tesinas Educación Física (1266)
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