O trabalho docente da educação física e as dinâmicas de micropolítica escolar
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever e entender como se desenvolvem as relações presentes entre as diferentes pessoas que transitam no contexto escolar, este ambiente constitui-se como terreno fértil para as relações interpessoais imersas em negociações e as estratégias estabelecidas acabam por configurar o que é a micropolítica escolar. Eentender a influência da micropolítica escolar no trabalho dos professores de Educação Física, compreender como o professor de Educação Física lida ...
O presente estudo teve como objetivo descrever e entender como se desenvolvem as relações presentes entre as diferentes pessoas que transitam no contexto escolar, este ambiente constitui-se como terreno fértil para as relações interpessoais imersas em negociações e as estratégias estabelecidas acabam por configurar o que é a micropolítica escolar. Eentender a influência da micropolítica escolar no trabalho dos professores de Educação Física, compreender como o professor de Educação Física lida e opera frente à micropolítica escolar, como esse coletivo constrói seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico das escolas são os objetos de estudo do trabalho. Assim, identificando as relações entre o docente de Educação Física e os atores do cenário escolar onde está inserido e seus efeitos sobre a sua prática pedagógica. Foi feita uma investigação de caráter qualitativo que teve como opção metodológica as observações feitas por mim no meu diário de campo e a análise de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Educação Física de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Alvorada. O estudo possibilitou compreender que o trabalho do professor pode sofrer influências por meio de coalizões, alianças e conflitos, onde a prática docente está intrinsecamente vinculada à organização do seu lugar de trabalho e com as relações que são estabelecidas com os demais atores da comunidade escolar. Compreender os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional, onde o professor possa se posicionar em relação à micropolítica e atuar de forma transformadora, e a melhoria da organização e gestão escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License