Transdisciplinariedade : uma possibilidade e um olhar para o ensino da dança de salão na contemporaneidade
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Como os professores de dança de salão se preparam para lidar com a diversidade que a contemporaneidade nos apresenta? Nos últimos quinze anos, a procura por estas danças cresceu consideravelmente, o que gerou também o crescimento da diversidade de pessoas dentro das salas de aulas, já que ela tem se popularizado dentro dos mais variados públicos. Posto isto, este estudo tem por objetivo discutir acerca de metodologias utilizadas em espaços não formais de ensino de danças de salão e apresentar a ...
Como os professores de dança de salão se preparam para lidar com a diversidade que a contemporaneidade nos apresenta? Nos últimos quinze anos, a procura por estas danças cresceu consideravelmente, o que gerou também o crescimento da diversidade de pessoas dentro das salas de aulas, já que ela tem se popularizado dentro dos mais variados públicos. Posto isto, este estudo tem por objetivo discutir acerca de metodologias utilizadas em espaços não formais de ensino de danças de salão e apresentar a transdisciplinaridade como uma possibilidade. Com inspiração transdisciplinar, apoiada na literatura da área e utilizando revisão bibliográfica como metodologia, o presente trabalho está permeado por vivências e experiências da autora. Realizou-se, também, uma “entrevista dançada” com um aluno que, além de entrevistado, foi um dos motivadores dessa investigação. Assim, esse trabalho de conclusão de curso aponta alternativas para o ensino de danças de salão na contemporaneidade. ...
Abstract
How have ballroom dance teachers been preparing to deal with the diversity that the contemporary world is presenting to us? Over the past 15 years, the demand for this style of dance has grown considerably, which also spawned the growth of the diversity of people inside the dance classrooms, since the ballroom dance has become popular within the most varied audiences. That said, this work aims to discuss about methodologies used in non-formal spaces of ballroom dancing and presents the transdis ...
How have ballroom dance teachers been preparing to deal with the diversity that the contemporary world is presenting to us? Over the past 15 years, the demand for this style of dance has grown considerably, which also spawned the growth of the diversity of people inside the dance classrooms, since the ballroom dance has become popular within the most varied audiences. That said, this work aims to discuss about methodologies used in non-formal spaces of ballroom dancing and presents the transdisciplinary as a possibility. With transdisciplinary inspiration, supported in the literature and using literature review methodology, the present work is also permeated by important experiences of the author. Next to this, a "danced interview" was conducted with a student, which was not just a casual choice; the respondent was one of the drivers of this investigation, also a motivating factor. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License