Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
dc.contributor.advisor | Schuch, Patrice | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Sabrina Fricke | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-02-24T02:04:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132816 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem foco nos significados que os adolescentes que cumpriram medida socioeducativa na FASE e passaram pelo Programa de Educação pelo Trabalho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região têm a respeito da experiência do estágio em suas vidas. A partir da pesquisa de campo, que envolveu a observação participante, diálogos informais e entrevistas semiestruturadas, buscou-se trazer as narrativas desses adolescentes para compreender o seu ponto de vista acerca da experiência do estágio e outras questões como a reinserção social, o trabalho, a família e dos mundos pelos quais circulam. O referencial teórico segue os debates sobre o contexto atual das políticas de gestão da infância e da juventude no Brasil, que refletem as transformações que vem ocorrendo desde o início do século XX, com a passagem da figura do “menor em situação irregular” para o “sujeito de direitos”. Entretanto, os avanços legais vêm acompanhados de efeitos inesperados, como o crescimento do encarceramento e a prevalência das medidas socioeducativas mais rigorosas. A percepção de periculosidade do adolescente infrator acompanha o clamor social que justifica a maior repressão. Perceber como o discurso hegemônico é vivenciado no cotidiano daqueles que são sujeitos das políticas de atenção tem a pretensão de trazer as narrativas e compreender as experiências, estratégias e trajetórias desses atores, contribuindo para a compreensão de temas como o trabalho, a reinserção social e a educação na perspectiva dos próprios adolescentes, muitas vezes as vozes menos audíveis neste âmbito de intervenção e estudo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Experiências de vida | pt_BR |
dc.subject | Reinserção social | pt_BR |
dc.title | Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984148 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (732)