Otimização do procedimento de seleção de sistemas de transmissão por correntes através da adição do fator custo
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ney Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Vidaletti, Jair Glaucco Gonzatti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T02:04:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132642 | pt_BR |
dc.description.abstract | A adição do fator custo no procedimento de seleção de sistemas de transmissão por correntes é de suma importância para que se possa restringir ainda mais as opções e reduzir o tempo utilizado em cálculos de sistemas não viáveis economicamente. O procedimento atual apresenta alternativas de sistemas capazes para quase todos os passos de correntes com diferentes multiplicidades, o que motiva a necessidade de reduzir a faixa de opções na qual o projetista deverá focar seu tempo. Para tanto, foram obtidos valores com fornecedores de correntes, rodas dentadas e sistemas de lubrificação e levantados os motivos de variação nos preços ao alterar-se características do sistema. Adicionando-se o fator custo foi possível restringir as opções tecnicamente viáveis. O principal motivo de elevação dos custos de correntes é a dificuldade de montagem do pino causada pela adição de fileiras. A roda dentada tem seu custo elevado principalmente em função do seu processo de fabricação, que se torna mais complexo ao aumentar-se passo, multiplicidade ou número de dentes. Cada tipo de sistema de lubrificação possui uma faixa de preços, tendo em vista o grande número de variáveis na sua seleção, e eles são determinantes na seleção em aplicações com potência de projeto inferior a 60 HP ou rotação de entrada superior a 2000 rpm. Além disso, desenvolveu-se um programa computacional para a realização da seleção, já com o fator custo, que apresenta as opções de sistemas de transmissão mais atrativas economicamentes com e sem lubrificação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The addition of the cost factor in the transmission chains systems selection procedure is of utmost importance for restricting even more the options and reducing the time spent in calculations of not economically viable systems. The current procedure presents alternatives of capable systems for almost all chain pitches with different multiplicities, which motivates the necessity of reducing the range in which the draftsman ought to focus his time. For this purpose, values were obtained with suppliers of chains, sprockets and lubrication systems and were raised the reasons of prices variation due to changes in the system characteristics. By adding the cost factor, it was possible to narrow the technically viable options. The main reason for the rise in the chains costs is the pin assembly difficulty caused by the addition of strands. The sprocket has its cost increased mainly due to its manufacturing process, which becomes more complex by increasing pitch, multiplicity or number of teeth. Each type of lubrication has a range of prices, given the large number of variables in its selection, and they are decisive in the selection for applications with design power inferior to 60 HP or input rotation superior to 2000 rpm. In addition, a computer program to perform the selection was developed, already with the cost factor, capable of presenting the most economically attractive options with and without lubrication. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Power transmission chains | en |
dc.subject | Costs analysis | en |
dc.subject | Chains selection program | en |
dc.title | Otimização do procedimento de seleção de sistemas de transmissão por correntes através da adição do fator custo | pt_BR |
dc.title.alternative | Optimization of transmission chains systems selection procedure through cost factor addition | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984055 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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