Show simple item record

dc.contributor.authorQuadros, Fabricio Felipept_BR
dc.contributor.authorPossa, Lisiane Bôerpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-31T02:03:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2446-4813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132603pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou analisar e descrever atividades de formação coletivas ofertadas aos trabalhadores do GHC, verificando quais tecnologias do cuidado se associam à formação de 2013. Tem-se como pressuposto que as atividades de formação refletem o modelo tecnoassistencial da instituição. Buscouse caracterizar oferta de atividades considerando: responsáveis que as desenvolvem, analisar a oferta para as áreas meio e assistencial, e distinguir entre aquelas oferecidas institucionalmente e pelas equipes; categorias profissionais atuantes no GHC que realizaram formação; tipologias das atividades formativas ofertadas e as temáticas ofertadas e sua relação com as tecnologias do cuidado, modos de produção e modelagens tecnoassistenciais em saúde. Este estudo caracterizou-se como Estudo de Caso descritivo de análise documental com abordagem quanti-qualitativa.1 Observamos que as equipes foram as maiores responsáveis pela formação, ofertando atividades voltadas para o segmento assistência/fim. Já as institucionais foram atividades caracterizadas pela participação significativa do segmento apoio/meio. Percebeuse, a tentativa de proporcionar atividades integrativas entre esses segmentos. Verficouse que os trabalhadores assistenciais foram os maiores beneficiados e que trabalhadores de alguns cargos apresentam poucos concluintes considerando sua representação no GHC. As atividades mais realizadas são: Treinamento ou Capacitação, possuindo características de transmissão de conhecimento, sendo antagonista às características da educação permanente, refletindo nos resultados das tecnologias do cuidado. Os resultados tecnologias leve/duras, representaram o maior quantitativo das formações, seguida pelas tecnologias duras, o que reflete o modelo tecnoassistencial hegemônico na instituição. Espera-se que este estudo possa servir de reflexão para contribuir para qualificar os processos de formação coletivos realizados no GHC.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze and describe collective training activities offered to workers of GHC, checking which technologies of healthcare are associated with the formation of 2013. It has been assumptioned that the training activities reflect the technical healthcare model of the institution. We sought to characterize supply activities considering: responsibles for its development, analyze the offer to the essencial and assistance areas, and to distinguish between those offered by the institution and those by the teams; professional categories active in GHC and trained ones; typologies of the training activities offered and theme issues offered and their relationship with care technology, production modes and modeling technical healthcare in health. This study characterized as a descriptive study of documentary analysis case with quantitative and qualitative approach. Were observed that teams are most responsible for training, offering activities aimed for the assistance/end segment. On the other hand, institutional activities were characterized for significant participation on the support/ essential segment. It was noticed an attempt to provide activities of integrative processes between these segments. It was pointed that the assistance workers were the most beneficiaries and that workers from some posts had few graduates considering their roles at GHC. The most activities carried out are: training or capacity building, possessing characteristics of knowledge transmission, being antagonistic of continued education, reflecting at healthcare technologies results. Results technologies lightweight/ hard, represented the major quantitative of formation, followed by hard technologies, that reflects that the technical healthcare hegemonic model in the institution. It is expected that this study can serve as a reflection to contribute to qualify the collective training processes done at GHC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 1, n.3 (2015), p. 49-61pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrupo Hospitalar Conceiçãopt_BR
dc.subjectHealth care educationen
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPermanent educationen
dc.subjectTechnologies of health care at healthen
dc.subjectEducação continuada : Saúdept_BR
dc.subjectTechnical health care modelsen
dc.titleAnálise das formações coletivas ofertadas aos trabalhadores de um hospital público : o caso do grupo Hospitalar Conceiçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of collective training offered to workers of a public hospital : the case of Grupo Hospitalar Conceiçãoen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982076pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record