Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud
dc.contributor.author | Grings, Edi Terezinha de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Caballero Sahelices, María Concesa | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-29T02:48:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-873X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132528 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, Brasil, onde se trabalhou o conceito de temperatura. A turma de alunos foi dividida em duplas para que fosse garantida a participação dos mesmos nas discussões a respeito das situações-problema. Durante a implementação da proposta as falas de uma dupla de alunas foram gravadas. Este trabalho faz uma análise das discussões das estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e mostra que elas parecem acionar diversos esquemas e seus componetes durante o enfrentamento das situações-problema. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents an educational proposal that uses problem-situations to introduce new concepts. The proposal was applied in a group od 32 pupils from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil, where the concept of temperature was approached. The group of pupils was divided ir pairs so that their participation was guaranteed in the discussions regarding the problem-situations. During the implementation of the proposal the discussions of a pair of pupils were recorded. This paper presents an analysis of theses discussions in the ligth of Vergnaud's conceptual fields theory and shows taht they seem to activate several schemes and his components when facing the problem-situations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no.1 (jan./abr. 2008), p. 1-21 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Temperature | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educational proposal | en |
dc.subject | Conceptual fields | en |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Formação de conceito | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud | pt_BR |
dc.title.alternative | A didactical proposal to approach the temperature concept based on situations, in the light of Vergnaud's conceptual field theory | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000750232 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Exactas y Naturales (6158)