Memória, aprendizagem, emoções e inteligência
View/ Open
Date
2015Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta uma revisão sobre memória com conceitos para os seus diferentes tipos e relaciona memória e cognição, mostrando a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem e da inteligência. Ao apresentar os diversos tipos de memória, é mostrado como elas estão relacionadas entre si, tanto no processamento do que deve ser armazenado, como no que deve ser descartado, e quais fatores que influenciam esse processamento. Um paralelo é feito entre as influências das emoções na forma c ...
Este artigo apresenta uma revisão sobre memória com conceitos para os seus diferentes tipos e relaciona memória e cognição, mostrando a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem e da inteligência. Ao apresentar os diversos tipos de memória, é mostrado como elas estão relacionadas entre si, tanto no processamento do que deve ser armazenado, como no que deve ser descartado, e quais fatores que influenciam esse processamento. Um paralelo é feito entre as influências das emoções na forma como as memórias são adquiridas, armazenadas e resgatadas. É também mostrado como a teoria Cattel-Horn-Carrol das capacidades cognitivas pode ser utilizada para promover o aprimoramento da memória e, consequentemente, a inteligência e os processos de aprendizagem. Discute-se, ainda, a importância de se estimular precocemente habilidades cognitivas da pessoa, começando no nascimento e continuando ao longo de sua vida. ...
Abstract
This article presents a review about memory with concepts for its different types and links memory and cognition, showing its importance in the development of both learning and intelligence. Presenting the different types of memory, it is shown how they are related to each other in the processing of what must both be stored and discarded, as well as which factors influence them. A parallel is made among the influences of emotions in the way memories are acquired, stored and retrieved. It is als ...
This article presents a review about memory with concepts for its different types and links memory and cognition, showing its importance in the development of both learning and intelligence. Presenting the different types of memory, it is shown how they are related to each other in the processing of what must both be stored and discarded, as well as which factors influence them. A parallel is made among the influences of emotions in the way memories are acquired, stored and retrieved. It is also shown how the Cattel-Horn-Carroll theory of cognitive skills can help improving memory and, consequently, the intelligence and the processes of learning. Furthermore, it discusses the importance of early stimulus to someone´s cognitive abilities, starting from his/her birth and continuing throughout his/her life. ...
In
Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo. Vol. 16, n. 26 (jul./dez. 2015), p. 141-151
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40503)Exact and Earth Sciences (6179)
This item is licensed under a Creative Commons License