Aprendendo a investigar através de uma atividade investigativa sobre Ciência Forense e Investigação Criminal
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Data
2015Tipo
Outro título
Learning to research by a investigative activity on forensic science and criminal investigation : a preliminary analysis
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar uma proposta didática sobre a temática da Ciência Forense e a Investigação Criminal, e identificar as curiosidades e interesses do público participante. Nesse sentido, as atividades foram organizadas sob a forma de um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA), de âmbito informal e presencial ligado ao Ensino de Ciências, como estratégia para a aprendizagem de atitudes investigativas e a divulgação da Ciência e da Tecnologia. O AIA proposto está orien ...
O presente trabalho tem por objetivo avaliar uma proposta didática sobre a temática da Ciência Forense e a Investigação Criminal, e identificar as curiosidades e interesses do público participante. Nesse sentido, as atividades foram organizadas sob a forma de um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA), de âmbito informal e presencial ligado ao Ensino de Ciências, como estratégia para a aprendizagem de atitudes investigativas e a divulgação da Ciência e da Tecnologia. O AIA proposto está orientado para abordar as ciências pela aproximação destas com o cotidiano utilizando metodologias investigativas. Esta orientação se baseia no Modelo Didático Investigativo (Porlán, 1993), o qual propõe a investigação como metodologia didática em alternativa aos métodos passivos de ensino. Além disso, para que esse ambiente tivesse caráter lúdico buscou-se inspiração nos jogos de RPG – Roleplaying Game. E escolhemos como eixos temáticos a Ciência Forense e a Investigação Criminal, considerando que o AIA só seria significativo para o estudante se estivesse ligado a seus interesses, curiosidades, necessidades e objetivos pessoais. Afinal, as pessoas aprendem melhor em um contexto realista, usando o que já sabem e desenvolvendo habilidades a partir disso. E, por serem temas de rara abordagem no ensino formal e informal, mas de grande interesse pelo público em geral. ...
Abstract
Learning to research by a investigative activity on forensic science and criminal investigation: a preliminary analysis The present study aims to evaluate didactic proposal on the issue of Forensic Science and Criminal Investigation, and identify the curiosities and interests of the participating public. In this sense, the activities were organized in the form of an Interactive Learning Environment(AIA), at the informal and face on the Teaching of Science as a strategy for learning and dissemin ...
Learning to research by a investigative activity on forensic science and criminal investigation: a preliminary analysis The present study aims to evaluate didactic proposal on the issue of Forensic Science and Criminal Investigation, and identify the curiosities and interests of the participating public. In this sense, the activities were organized in the form of an Interactive Learning Environment(AIA), at the informal and face on the Teaching of Science as a strategy for learning and dissemination of investigative attitudes Science and Technology. The AIA is proposed to address science-oriented approach by using these with the daily investigative methodologies. This guidance is based on Model Guided Investigative (Porlán, 1993), which proposes the investigation as an alternative teaching methods to passive methods of teaching. Furthermore, that this environment had sought to playful inspiration in games RPG – Roleplaying Game. And we chose themes as theForensic Science and Criminal Investigation, considering that the AIA would only be meaningful to the student if connected to their interests, curiosities, needs and personal goals. After all, people learn best in a realistic context, using what they already know and develop skills from that. And because they are rare approach issues informal and informal education, but of great interest to the general public. ...
Contido em
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 8, n. 4 (set./dez. 2015), p. 252-287
Origem
Nacional
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