Mostrar el registro sencillo del ítem
Aaron Copland : uma análise das tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão
dc.contributor.advisor | Carvalho, Any Raquel Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mundstock, Jeanine Franke | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-06-24T04:11:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/13228 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em investigar as tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão (1953) de Aaron Copland (1900-1990). A análise inclui a busca pelos conteúdos intervalares mais recorrentes, a interação entre a tonalidade harmônica e a tonalidade melódica, e os centros tonais. Os referenciais teóricos utilizados foram os livros Tonality, Atonality e Pantonality de Rudolph Reti (1958), que fundamenta o conceito de pantonalidade, e Analytic Approaches to Twentieth-Century Music de Joel Lester (1989), que elucida acerca da teoria dos conjuntos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to investigate the pandiatonic tendencies of the "Preamble for a Solemn Occasion" for organ (1953) by Aaron Copland (1900-1990). The analysis inc1udes a search for the most recurrent interval collections, the interaction between the harmonic and melodic tonalities, and the tonal centers. The theoretical framework inc1udes the works by Rudolph Reti: Tonality, Atonality e Pantonality (1958) where pantonality is defined, and Analytic Approaches to Twentieth-Century Music by Joel Lester (1989) for set theory analysis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Análise musical : Século XX | pt_BR |
dc.subject | Aaron copland | en |
dc.subject | Pantonality | en |
dc.subject | Pantonalidade | pt_BR |
dc.subject | Copland, Aaron, 1990-1990 | pt_BR |
dc.subject | Set theory | en |
dc.subject | Tonal centers | en |
dc.subject | Teoria dos conjuntos : Música | pt_BR |
dc.subject | Tonalidade musical | pt_BR |
dc.subject | Centros tonais : Música | pt_BR |
dc.subject | Música contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Órgão : Análise musical | pt_BR |
dc.title | Aaron Copland : uma análise das tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000641864 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Lingüística, Letras y Artes (2895)Música (417)