Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-20T02:40:20Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132051pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca amparo teórico na economia política da comunicação para analisar as perspectivas do rádio comercial brasileiro em sua fase de convergência. Objetiva demonstrar o equívoco da sobrevalorização da tecnologia neste processo, assumindo tal prática como algo comum entre a classe empresarial. Para tanto, parte de proposições anteriores para a redefinição do conceito de rádio, considerando uma concepção plural para o meio, a linguagem específica empregada, a expansão em direção a outras mídias e a sua caracterização como uma criação cultural coletivamente desenvolvida. Trabalha, neste quadro teórico e conceitual, as estações comerciais na contemporaneidade por quatro pontos de vista tidos aqui como complementares: (1) o tecnológico; (2) o empresarial; (3) o profissional e de conteúdos; e (4) o do público.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks theoretical support in the political economy of communication to analyze the outlooks of the Brazilian commercial radio in its convergence phase. It aims to demonstrate the misconception of the overestimation of technology in this process, which assumes such practice as something common in the business sector. To that end, earlier proposals are revisited so that the concept of radio can be redefined, taking into account a plural conception to the field, the specific language used, the expansion towards other media, and its characterization as a cultural creation collectively developed. In this theoretical and conceptual framework, the commercial stations of contemporary time are approached from four points of view taken here as complementary: (1) the technological; (2) the business; (3) the professional and content and (4) that of the audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 214-235pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommercial radio.en
dc.subjectRádio (Comunicação)pt_BR
dc.subjectComunicação popularpt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectCapitalen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectAudienceen
dc.titleInquietudes e tensionamentos : pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000981816pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples