Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Vagner Luis da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-20T02:40:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132043pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso é resultado das experiências vivenciadas por mim durante a disciplina de Estágio de Docência em Física, realizado no último semestre do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui faço um relato da minha experiência didática no ensino de Óptica, onde ministrei quatorze horas-aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS). A fundamentação teórica adotada para o planejamento das aulas é baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Em algumas aulas, na busca de uma dinâmica diferenciada, utilizei como proposta didática o método Peer Instruction, ou Instrução pelos Colegas (IpC), em uma tradução livre, que, além de propor a interação entre os alunos, também serviu como forma de obter um retorno da aprendizagem dos alunos, o que me auxiliou na preparação das aulas subsequentes, no intuito de direcionar as aulas conforme os conhecimentos prévios e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Além disso, na busca por um caráter histórico da evolução científica, utilizei o aporte epistemológico de Thomas Kuhn, de forma a propor a quebra de uma visão ultrapassada de ciência. Como resultado destas propostas de ensino, as aulas foram, em sua maioria, bastante dinâmicas, no sentido de interação e participação dos alunos. Sempre tentei apresentar o conteúdo de maneira correlacionada com seus conhecimentos prévios, porém sempre tentando promover questionamentos e o debate entre os alunos. As avaliações realizadas demonstram, de certa forma, a falta de comprometimento de alguns alunos que, por não entregarem algum trabalho, tiveram seus conceitos prejudicados, contudo, creio que minha experiência teve êxito, pois creio que consegui trabalhar os conteúdos de forma muito aproximada com o que planejei. Além disso, senti-me muito bem atuando como professor, o que reforça a convicção que tenho na escolha da minha profissão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleUma experiência didática no ensino de óptica no colégio de aplicação da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples