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dc.contributor.authorVenzke, Lourdes Helena Dummerpt_BR
dc.contributor.authorFelipe, Janept_BR
dc.date.accessioned2016-01-09T02:42:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131760pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present article approaches a research carried out at the first school institutions in Pelotas/RS which focused on helping kindergarten and preschool children, without an asylum character, in the mid 20th century. Such spaces present the marks left by the challenges assumed in the name of the protection and education of these children. This research, a qualitative one, had as technical support some studies on gender, cultural studies and post-structuralist authors. The collected materials and the contexts in which they were produced indicated some elements which comprised the scenario in which the teachers developed their work. With this research it was possible to highlight how the teachers were represented and how the teaching practice in Childhood Education was connected to the resolution of some social problems. Therefore, the demands attributed to the teachers incorporate relevant figures to a certain historical period, with their different moments and necessities pointed out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschool childrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildhood Educationen
dc.titleProfessoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XXpt_BR
dc.title.alternativeTeachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000979408pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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