Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
dc.contributor.author | Venzke, Lourdes Helena Dummer | pt_BR |
dc.contributor.author | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-09T02:42:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131760 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present article approaches a research carried out at the first school institutions in Pelotas/RS which focused on helping kindergarten and preschool children, without an asylum character, in the mid 20th century. Such spaces present the marks left by the challenges assumed in the name of the protection and education of these children. This research, a qualitative one, had as technical support some studies on gender, cultural studies and post-structuralist authors. The collected materials and the contexts in which they were produced indicated some elements which comprised the scenario in which the teachers developed their work. With this research it was possible to highlight how the teachers were represented and how the teaching practice in Childhood Education was connected to the resolution of some social problems. Therefore, the demands attributed to the teachers incorporate relevant figures to a certain historical period, with their different moments and necessities pointed out. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Preschool children | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Childhood Education | en |
dc.title | Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000979408 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)