Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteil, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorSchweig, Graziele Ramospt_BR
dc.date.accessioned2016-01-09T02:42:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131759pt_BR
dc.description.abstractA investigação apresentada nesta tese consiste em um esforço por lançar um olhar antropológico acerca do tema do ensino de Sociologia na escola básica. Esta questão ganhou maior atenção acadêmica no contexto do retorno da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos do Ensino Médio, por meio do Parecer CNE/CEB 38/2006 e pela Lei 11.684/2008. Nesta pesquisa, busca-se tomar um desvio da perspectiva pedagógica e normativa que vem animando boa parte dos trabalhos sobre o tema, comprometida em justificar e delinear parâmetros para o ensino da Sociologia na escola. Diferentemente, parte-se de um entendimento antropológico sobre o processo de aprendizagem e o conhecimento científico, especialmente ancorando-se nas perspectivas da “aprendizagem situada” de Jean Lave e da “educação da atenção” de Tim Ingold. Entende-se que os professores e estudantes de licenciatura em Ciências Sociais são permanentes aprendizes da prática da docência da Sociologia e, com isso, procura-se identificar quais os espaços privilegiados de participação em práticas de aprendizagem da docência durante a formação universitária e como ela ocorre. Para isso, foi realizada pesquisa etnográfica junto a escolas de educação básica, ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das Ciências Sociais e junto à disciplina de Estágio de Docência do curso de licenciatura em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se menos identificar ou definir as especificidades da docência da Sociologia na escola e mais atentar para os modos pelos quais ela “vaza”, seguindo em um movimento de correspondência com o mundo.pt_BR
dc.description.abstractThe research presented in this thesis consists in an effort to launch an anthropological approach on Sociology teaching in basic education. This issue has gained more academic attention in the context of the return of the mandatory presence of the subject in high school curricula, through 38/2006 CNE/CEB appraisal and the federal law 11.684/2008. In this research, I try to take a detour from pedagogical and normative perspective which grounds much of the recent research on the subject, committed to justify and outline parameters for Sociology teaching in school. In contrast, I start from an anthropological understanding of learning process and scientific knowledge, especially based on the perspectives of Jean Lave’s “situated learning" and Tim Ingold’s "education of attention". It is understood that teachers and undergraduate students in Social Sciences are permanent learners of teaching Sociology practice and, therefore, we seek to identify which are the privileged spaces of participation in teaching learning practices during university education and how it occurs. For this, ethnographic research was conducted among basic education schools, the Federal Program for Introduction to Teaching (PIBID) of the Social Sciences and the Teaching Internship of Social Sciences degree course, both from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). I attempted less to identify or define the specific features of Sociology teaching at school and more to attend to the ways in which it "leaks", following in a correspondence movement with the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnthropology of learningen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectAprendizagem situadapt_BR
dc.subjectEducation of attentionen
dc.subjectSituated learningen
dc.titleAprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000980986pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples