A gestão pela qualidade implementada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e o impacto na cultura organizacional da instituição
View/ Open
Date
2015Co-advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
No serviço público, a partir da década de 90, fruto da Reforma do Aparelho do Estado que introduziu a administração gerencial na esfera pública, na busca por uma maior eficiência do aparelho estatal, as organizações públicas passaram a implementar tecnologias gerencias, dentre as quais destacamos a Gestão da Qualidade. Referidas técnicas, no entanto, concebidas originariamente para a atividade privada, além de confrontarem-se com as especificidades da natureza da atividade pública, podem impact ...
No serviço público, a partir da década de 90, fruto da Reforma do Aparelho do Estado que introduziu a administração gerencial na esfera pública, na busca por uma maior eficiência do aparelho estatal, as organizações públicas passaram a implementar tecnologias gerencias, dentre as quais destacamos a Gestão da Qualidade. Referidas técnicas, no entanto, concebidas originariamente para a atividade privada, além de confrontarem-se com as especificidades da natureza da atividade pública, podem impactar no padrão de comportamento da organização e, por conseguinte, produzir mudanças em sua cultura organizacional. Assim, o presente estudo descreve o processo de implantação da gestão da qualidade no âmbito do Ministério Público do Rio Grande do Sul e busca identificar possíveis mudanças na cultura desta organização. Inicialmente, apresenta-se a evolução histórica do Ministério Público e a sistemática de implantação da Gestão da Qualidade na organização. Posteriormente, analisa-se os impactos provenientes do uso dessa tecnologia gerencial na cultura da organização. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License