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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Litieli Tadiello Bedinotopt_BR
dc.date.accessioned2016-01-07T02:41:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131542pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual demanda um melhor desempenho dos serviços públicos e este está diretamente relacionado ao desempenho de seus recursos humanos. Como recursos humanos motivados e satisfeitos com o que fazem tendem a desenvolver as atividades com melhor qualidade e comprometimento, e a ter maior produtividade, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que interferem na motivação para o trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Com subsídios de algumas das teorias motivacionais mais importantes e das peculiaridades do estudo da motivação no serviço público, a pesquisa teve natureza, predominantemente, quantitativa, com característica descritiva e de estudo de caso. Ao encontro da Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, os questionários aplicados aos servidores resultaram na identificação das políticas e regulamentos da UFSM como um fator de insatisfação/desmotivação. Em contrapartida, os fatores motivacionais reconhecimento, crescimento pessoal, responsabilidade, realização, progresso e o trabalho em si apresentaram níveis altamente positivos, denotando que esses ocasionam a satisfação e motivação no trabalho. Os pesquisados também apontaram os fatores remuneração, estabilidade, gostar do que faz e plano de carreira como os que mais interferem, positivamente, na motivação para trabalhar na UFSM/FW. Por fim, algumas ações de melhorias foram sugeridas para a organização, visando à manutenção de um ambiente de estímulo à motivação e satisfação no trabalho, gerando, consequentemente, impactos positivos na prestação do serviço.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleFatores motivacionais no serviço público : um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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