Gestão da informação sob a perspectiva do usuário final : um estudo de caso em uma biblioteca de instituição pública
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho analisa a qualidade da gestão da informação realizada na Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, entidade pública responsável pela obtenção, produção e análise de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul, pela biblioteca institucional. Tem como premissa a utilização da percepção do usuário final para analisar o nível das atividades desenvolvidas na gestão informacional, quais são: satisfação das necessidades informacionais, utilização das fontes de informa ...
Este trabalho analisa a qualidade da gestão da informação realizada na Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, entidade pública responsável pela obtenção, produção e análise de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul, pela biblioteca institucional. Tem como premissa a utilização da percepção do usuário final para analisar o nível das atividades desenvolvidas na gestão informacional, quais são: satisfação das necessidades informacionais, utilização das fontes de informação, percepção da organização informacional e qualidade da disseminação da informação. Para isto, adotou a pesquisa quantitativa, por meio de um instrumento de coleta de dados com questões fechadas, aplicado aos colaboradores da entidade. Procurou, ainda, embasar os resultados com conceitos relativos a administração pública, ciência da informação e teoria administrativa. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de gestão informacional é bem avaliado pelo quadro da casa, no entanto, carece de ações para seu maior aperfeiçoamento. Por fim, apontou possíveis ações a serem observadas com o objetivo de melhorar a qualidade da gestão da informação desenvolvida pela biblioteca. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License