Proposta de indicador de educação financeira
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Educação Financeira é a disciplina que capacita o indivíduo a tomar melhores decisões financeiras em benefício próprio - no planejamento financeiro; no acúmulo de poupança; nos momentos de realização do consumo; na eventualidade da tomada de crédito; na utilização de instrumentos de seguro; na construção e preservação de seu patrimônio através da realização de investimentos ou na exigência de seus direitos e conhecimento de seus deveres. Ciente das virtudes desta disciplina, o Governo brasileir ...
Educação Financeira é a disciplina que capacita o indivíduo a tomar melhores decisões financeiras em benefício próprio - no planejamento financeiro; no acúmulo de poupança; nos momentos de realização do consumo; na eventualidade da tomada de crédito; na utilização de instrumentos de seguro; na construção e preservação de seu patrimônio através da realização de investimentos ou na exigência de seus direitos e conhecimento de seus deveres. Ciente das virtudes desta disciplina, o Governo brasileiro criou em 2010 a Estratégia Nacional de Educação Financeira com vistas a promover a Educação Financeira no Brasil. Entre as suas primeiras ações, constava a identificação das iniciativas de Educação Financeira já instaladas e em operação; bem como a necessidade de desenvolver forma de medir o nível de conhecimento e comportamento da população, e a eficiência destas iniciativas em transmitir os conceitos do tema ao seu público. Ao inserir-se neste contexto, este trabalho busca propor a construção de Indicador de Educação Financeira, com base na realização de questionários junto aos públicos de interesse. O trabalho está assim dividido: capítulo 1 apresenta os principais conceitos correntes de Educação Financeira, sua contextualização e a justificativa deste trabalho; capítulo 2 discute o estado da arte através da revisão de artigos sobre o tema e as principais conclusões dos autores; capítulo 3 apresenta o método para aquisição dos dados primários; no capítulo 4 são discutidos os resultados, parcialmente em concordância com as conclusões dos autores internacionais - o capítulo 5 realiza o fechamento do trabalho e sugere as próximas ações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License