“E se não há o que escolher ?” : a representação do intersexo no filme XXY
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Resumo
Com base em Moscovici (2003) e Goffman (1989), este artigo problematiza a representação do intersexo no filme argentino XXY (2007), de Lucia Puenzo. Focam-se as relações sociais e afetivas que a personagem intesex estabelece no decorrer da trama, considerando os elementos da narrativa fílmica (trama, conflito, construção de personagens). A metodologia compreende a etnografia de tela (BALESTRIN, SOARES, 2012), e a análise fílmica (VANOYE, GOLIOT-LÉTÉ, 1994). Buscou-se a junção de procedimentos p ...
Com base em Moscovici (2003) e Goffman (1989), este artigo problematiza a representação do intersexo no filme argentino XXY (2007), de Lucia Puenzo. Focam-se as relações sociais e afetivas que a personagem intesex estabelece no decorrer da trama, considerando os elementos da narrativa fílmica (trama, conflito, construção de personagens). A metodologia compreende a etnografia de tela (BALESTRIN, SOARES, 2012), e a análise fílmica (VANOYE, GOLIOT-LÉTÉ, 1994). Buscou-se a junção de procedimentos próprios da pesquisa antropológica e da análise cinematográfica, pois entende-se a linguagem audiovisual como fundamental no processo de instituição de sentidos culturais. ...
Abstract
Based on Moscovici (2003) and Goffman (1989), this paper discusses the representation of intersex in Lucia Puenzo’s argentine film XXY (2007). With focus on the social and affective relations that the intersex character sets in the course of the plot, considering the elements of cinematic narrative (plot, conflict, character building). The methodology consisted of ethnography of media (BALESTRIN, SOARES, 2012), and image analysis (Vanoye, GOLIOT-LETÉ, 1994). Sought to merge the procedures of an ...
Based on Moscovici (2003) and Goffman (1989), this paper discusses the representation of intersex in Lucia Puenzo’s argentine film XXY (2007). With focus on the social and affective relations that the intersex character sets in the course of the plot, considering the elements of cinematic narrative (plot, conflict, character building). The methodology consisted of ethnography of media (BALESTRIN, SOARES, 2012), and image analysis (Vanoye, GOLIOT-LETÉ, 1994). Sought to merge the procedures of anthropological research and analysis of film, as it is understood that audiovisual language is fundamental in the process of establishing cultural meanings. ...
Contido em
ECCOM. Lorena, SP : FATEA. Vol. 6, n.11 (jan./jun. 2015), p. 131-140
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License