O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem
dc.contributor.advisor | Martins, Raimundo | pt_BR |
dc.contributor.author | Grossi, Cristina de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-25T02:39:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1990 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131391 | pt_BR |
dc.description.abstract | A música gera conhecimento e tem significado porque opera com forma especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mundo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, consequentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos individuas, modelos sonoros de organização e relações sonoras caracteristicas que, por sua vez, vem gerando hábitos e disposiçôes, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos. As abordagens não-tonais convivem ou esbarram com os referenciais existentes na mente dos individuas tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiéncia musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construidos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Educacao musical : Musica tonal | pt_BR |
dc.subject | Educacao musical : Musica nao-tonal | pt_BR |
dc.subject | Musica tonal : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Musica nao-tonal : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de conhecimento : Musica | pt_BR |
dc.subject | Tese | pt_BR |
dc.title | O processo de conhecimento em música : constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000044125 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Musica | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1990 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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