Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
dc.contributor.advisor | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Andre Rodrigues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-24T02:39:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131360 | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of digital tools changed the way we interact with written text. In particular, the active reading, where a critical reader searches the text for elements to satisfy her hypothesis, demands fromdigital interfaces to allowthe adequate expression of cognitive processes involved in the act of reading. To perform active reading, however, the user depends on intuitive annotation mechanisms. In this context, This work presents a proposal for metrics to determine the utility of a given annotation taxonomy and to adjust it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Active reading | en |
dc.subject | Annotation | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000981614 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2573)IT in Education (322)