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dc.contributor.advisorWagner, Mario Bernardespt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Igor Ortegapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-18T02:39:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131200pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar, com o uso do software “CromoTMusic”, os efeitos da musicoterapia em aspectos sensoriais, emocionais e musicais de crianças e jovens surdos. Para isso, um ensaio controlado randomizado (ECR) com 38 participantes foi delineado a fim de comparar indivíduos em duas situações: tratamento musicoterapêutico com o uso do software “CromoTMusic” (n=19) e o uso de educação musical por vibração (n=19). A escala utilizada para as mensurações dos três desfechos (antes, durante e após as intervenções) foi a versão brasileira da Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP). As diferenças intergrupos (antes, durante e após as intervenções) foram comparadas pelo modelo de equações de estimativas generalizadas (Generalized Estimating Equations - GEE) e Análise de Covariância (ANCOVA) seguido pelo ajuste de Bonferroni para comparações múltiplas. Observou-se que a musicoterapia improvisacional aplicada através do software “CromoTMusic” foi superior ao tratamento controle (música através de vibração) em crianças e adolescentes surdos em todas as comparações intergrupos, exceto para a comparação dos desfechos Sensorial (Fundamentos) entre T2 e T1, para todos os desfechos do subdomínio Sensorial (Proprioceptivo), para o desfecho Musicalidade (Fundamentos) entre T2 e T1 e para todos os desfechos do subdomímio Musicalidade (Dinâmica). Os resultados do estudo são preliminares, pois esse foi o primeiro ECR dentro da musicoterapia com surdez. A investigação aponta para resultados positivos e confirma as evidencias encontradas na pratica com esse tipo de intervenção para crianças e jovens surdos. Espera-se que no futuro pesquisas iguais e/ou superiores possam encontrar resultados semelhantes.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate, with the use of the "CromoTMusic" software, the effects of music therapy in sensorial, emotional and musical skills of deaf children and adolescents. For this proposal, it was realized a randomized controlled trial (RCT) with 38 participants in two situations: music therapy treatment, with the "CromoTMusic" software (n=19) and the use of music education by audio vibration (n=19). The assessment scale used for this investigation was the Brazilian version of the Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP). The inter-group differences (before, during and after the intervention) were compared using the model generalized estimating equations (Generalized Estimating Equations - GEE) followed by Bonferroni adjustment for multiple comparisons. It was found that the improvisational music therapy applied through the software "CromoTMusic" was superior to the control treatment (music through vibration) in deaf children and adolescents in all comparisons between groups, except for the comparison of the outcomes Sensory (Fundamentals) between T2 and T1, for all outcomes of Sensory subdomain (Proprioceptive), for the Musicality outcome (Fundamentals) between T2 and T1 and for all outcomes of the subdomain Musicality (Dynamic). The results of this study are preliminary, because this study was the first RCT on music therapy and deafness. The investigation points to positive results and confirm the evidences founded in the practice with this type of intervention for deaf children and adolescents. It is hoped that in the future, similar and better investigations could find similar or better results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectMusic therapyen
dc.subjectMusicen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectEnsaio clínico controlado aleatóriopt_BR
dc.subjectColorsen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCromoTMusicen
dc.titleOs efeitos da musicoterapia através do software Cromotmusic em aspectos sensoriais, emocionais e musicais de crianças e jovens surdos : ensaio controlado randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGattino, Gustavo Schulzpt_BR
dc.identifier.nrb000980092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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