Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
dc.contributor.author | Hickmann, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-15T02:38:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-5473 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131138 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000975682 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (41542)Humanities (7225)