A pesquisa na instituição: avanços e desafios para uma universidade emancipatória
dc.contributor.author | Silva, Richéle Timm dos Passos da | pt_BR |
dc.contributor.author | Genro, Maria Elly Herz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-15T02:37:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1648 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131123 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Universidade tem suas origens sobre a função legítima de pesquisar e produzir conhecimentos. Na contemporaneidade, a Universidade Moderna deriva fortemente de um modelo institucional conhecido por Humboldtiano, fundamentada na ciência e tendo como finalidade a aspiração da humanidade à verdade. Neste artigo, discutiremos a atividade da pesquisa universitária realizada na Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, que vem regulamentada a partir de 2007, através de resolução e normativas que disciplinam a Política de Pesquisa Institucional. Objetivamos com este estudo, conhecer e compreender as percepções dos professores-pesquisadores sobre o papel da pesquisa na Universidade e identificar avanços e desafios na/da atividade de pesquisa nesta Instituição. Estudamos o caso dos professores-pesquisadores, líderes de grupos de pesquisa da área de Ciências Humanas/Educação da UNEMAT Campus Sinop/MT. Utilizamos como fontes de informação a entrevista semiestruturada e os documentos da Universidade. Nos procedimentos da análise, trabalhamos com os dados na perspectiva metodológica da análise textual discursiva. Após esse estudo, é possível dizer que o papel da pesquisa nesta instituição para os professores pesquisadores entrevistados é conhecer a realidade de maneira sistemática, organizada e planejada para poder conscientemente interferir nela como ciência edificante e socialmente relevante. Contudo, conforme evidenciado, inúmeras são as dificuldades do professor-pesquisador ao realizar essa atividade. A instituição ainda não possui uma política de pesquisa clara e estável que inclua financiamento e garantias de estabilidade para a realização das atividades da pesquisa e tem privilegiado determinadas áreas do saber em detrimento de outras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação, Cultura e Sociedade. 2014. Vol. 4, n. 1 (jun. 2014), p. 49-63 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | A pesquisa na instituição: avanços e desafios para uma universidade emancipatória | pt_BR |
dc.title.alternative | Research in institution : progress and challenges for an emancipatory university | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000977456 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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