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dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T02:37:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2177-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131119pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objeto as relações entre formação de professores de história, patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências realizadas na disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de reflexões sobre aulas desenvolvidas em espaços da cidade, compreendendo que o ensino de história pode ocorrer em diversos contextos e de diferentes formas. As escolhas teóricas sobre formação de professores estão ancoradas em AntonioNóvoa e Joan Pagès, que nos instigam a buscar novos espaços e tempos para a aprendizagem dos futuros professores. Para esta comunicação, optamos em discutir uma dessas experiências desenvolvida em um bistrô-antiquário de Porto Alegre. O tema foi memória, patrimônio e objeto gerador, pautado nos seguintes objetivos: discutir os objetos como evocadores de memórias e dialogar com os conceitos estudados nos textos de referência, de Francisco Régis Lopes e Ecléa Bosi. A experiência permitiu avaliar as potencialidades dos espaços da cidade que ajudam a problematizar temas relevantes do currículo da história na Educação Básica. Portanto, é fundamental proporcionar aos licenciandos vivências com esses elementos, que acompanhadas das contribuições de pensadores, podem se transformar em conhecimentos que fundamentem práticas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis article focuses on the relations among history teachers’ education, cultural heritage, and educational history, from experiences in the subject History III Teaching Internship - Heritage Education in the Licentiateship in History from the Federal University of Rio Grande do Sul. These are reflections on lessons developed in city spaces, understanding that the teaching of history can occur in different contexts and in different ways. Nóvoa Antonio and Joan Pagès served as a base for the theoretical choices on teachers’ training, which encourage us to seek new spaces and times for the learning of future teachers. For this presentation, we have decided to discuss one of these experiences developed in a Porto Alegre antique bistro. The themes were memory, heritage, and object generator, based on the following goals: to discuss the objects as evocative of memories and dialogue with the concepts studied in reference texts, Francis Regis Lopes and EcléaBosi. The experience enabled us to evaluate the potential of city spaces that helped us discuss relevant topics of the history curriculum in Basic Education. Therefore, it is essential to offer undergraduates experiences with these elements, which together with the contributions of thinkers, can turn into knowledge to justify future practices.en
dc.description.abstractEste artículo tiene por objeto las relaciones entre formación de profesores de historia, patrimonio cultural y enseñanza de la historia, a partir de experiencias realizadas en la asignatura “Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial” de la Licenciatura en Historia de la Universidad Federal del Río Grande del Sur (Porto Alegre – Brasil). Se trata de reflexiones sobre clases que se pasan en distintos espacios de la ciudad, bajo la comprensión de que la enseñaza de historia puede ocurrir en distintos contextos y de distintas formas. Las elecciones teóricas sobre formación de profesores están basadas en Antonio Nóvoa y Joan Pagès, que nos movilizan a buscar nuevos espacios y tiempos para el aprendizaje de los futuros profesores. En esta presentación, optamos en discutir una de esas experiencias, desarrollada en un bistró-anticuario en Porto Alegre. El tema de la clase fue memoria, patrimonio y objeto que generador, pautado en los siguientes objetivos: discutir los objetos como evocadores de memorias y dialogar con los conceptos estudiados en los textos de referencia, de Francisco Régis Lopes y Ecléa Bosi. La experiencia ha permitido evaluar las potencialidades de los espacios de la ciudad que ayudaron a problematizar temáticas relevantes del currículum de historia en la Educación Básica. Por lo tanto, es fundamental proporcionar a los licenciandos vivencias con esos elementos, que acompañado de las contribuciones de pensadores, se pueden transformar en conocimientos que fundamenten sus prácticas futuras.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 28-42.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachers educationen
dc.subjectHeritage and educationen
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectPatrimonio y educaciónes
dc.subjectEnseñanza de la historiaes
dc.titlePatrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeCultural heritage and history teaching : experiences in history teachers’ educationen
dc.title.alternativePatrimonio cultural y enseñanza de historia : experiencias en la formación de profesoreses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000975738pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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