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dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorMarçal, Fábio Azambujapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131012pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo geral verificar, a partir da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), traços que apontem o potencial e os limites do ensino médio integrado (com base na formação humana integral e no trabalho como princípio educativo) de enfrentamento à dualidade que historicamente caracteriza a educação escolar no Brasil. Para realizar este estudo, como procedimento metodológico, utiliza-se de uma triangulação de fontes construída a partir das observações de campo, entrevistas e análises de documentos oficiais do IFRS. Observa-se a experiência do ensino médio integrado neste instituto como síntese de uma totalidade repleta de contradições e possibilidades de intervenção. Por outro lado, mesmo sintetizando a totalidade, reconhecesse as especificidades do integrado nesta instituição como um todo e nos campus que compõe o IFRS. Destaca-se que, no atual cenário de políticas de educação no Brasil, a etapa final da educação básica está em evidência e disputa. No centro de tal disputa, de um lado estão às propostas da classe dominante defendendo que a oferta pública de ensino médio deve se concretizar de forma massificada, desqualificada, fragmentada e com recorte de classe na sua finalidade (com vistas à universidade para os ricos e tecnicistas para os trabalhadores). Do outro lado, encontram-se as propostas dos movimentos sociais que defendem um ensino médio público de qualidade, com vistas à formação humana integral, como um direito e como dever do Estado e da sociedade. Neste contexto, a experiência do ensino médio integrado no IFRS apresenta traços indicativos de inflexões e, ao mesmo tempo, na perspectiva da contradição, vivencia obstáculos para serem transpostos até a sua consolidação. Assim, pode se tornar referência para o ensino médio ofertado nas diferentes redes públicas de educação brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as main objective to verify, from the experience of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), traits that point the potential and limits of integrated high school (based on integral human formation and at work as an educational principle) to confront the duality that historically characterizes education in Brazil. To conduct this study, the methodological procedure used is a source of triangulation constructed from the field observations, interviews and analysis of official documents of IFRS. Note the high school experience built in this institute as a synthesis of a totality full of contradictions and possibilities of intervention. On the other hand, even summarizing all, recognize the specifics of the integrated this institution as a whole and on campuses that make up the IFRS. It is noteworthy that, in the current education policies scenario in Brazil, the final stage of basic education is in evidence and dispute. In the center of this dispute, on the one hand are the proposals of the ruling class arguing that high school public offering should take place in mass form, disqualified, fragmented and with class cut in their purpose (aimed at university for the rich and technicists for workers). On the other hand, are the proposals of social movements that advocate a public high school quality, with a view to integral human formation, as a right and a duty of the state and society. In this context, the experience of integrated high school in IFRS presents predictive traits of inflections and at the same time, in view of the contradiction, experiencing obstacles to be overcome to its consolidation. Thus, it can become a reference for high school offered in the various public networks of Brazilian education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDualityen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMiddle school integrateden
dc.subjectIntegral human formationen
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectWork as an educational principleen
dc.titleO ensino médio integrado no IFRS enfrentando a dualidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000979954pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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