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dc.contributor.advisorBeyer, Esther Sulzbacher Wondracekpt_BR
dc.contributor.authorSpecht, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2008-06-10T04:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13093pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o desenvolvimento do cantar segundo uma abordagem construtivista. Este trabalho foi desenvolvido na rede municipal de educação infantil de Campo Bom/RS, com a participação de uma representante por escola, totalizando 19 professoras. A fundamentação teórica estrutura-se sobre as áreas que mais permeiam os processos de ensino e de aprendizagem do canto, alinhavando idéias da fonoaudiologia, do canto, da técnica vocal, da lingüística e da teoria construtivista interacionista de Jean Piaget. A pesquisa é de cunho qualitativo através da investigação sobre uma proposta de ensino do canto baseada em um curso de 30 horas-aula e duas entrevistas individuais semi-estruturadas. Os resultados mostraram que, por meio de atividades de apreciação, execução, criação e reflexão desenvolvidas em grupo, em que o sujeito cantante é ativo, criativo e participativo, favorecemos a compreensão técnica, musical e expressiva do canto, o que desencadeia uma apropriação da voz por parte desse sujeito, com a conseqüente construção de novos possíveis que podem significar uma autonomia vocal, graças a uma generalização do conhecimento do canto nas ações do sujeito.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the development of the act of singing under a constructivist point of view. It was carried out in schools from Campo Bom (RS, Brazil) and counted on the participation of 19 teachers, one at each school. The theoretical basis lies on areas that permeate singing teaching and learning processes, putting together areas such as Speech Therapy, Singing, Vocal Technique, Linguistics and the Interactionist Constructivist Theory by Jean Piaget. This is a qualitative study through investigation about teaching of singing based on a 30-hour course and two semistructured individual interviews. Results have shown that, through listening, performing, creating and reflecting in groups, in which the subject who sings is an active subject, creative and participant, we promote the technical, musical and expressive understanding of singing. This triggers the voice appropriation as part of the subject, with the resulting construction of new possibilities that foster vocal autonomy due to the singing knowledge generalization into the subject’s actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectSinging – Educationen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMunicipal school system – Campo Bom (RS)en
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectEducational researchen
dc.subjectPiageten
dc.subjectJeanen
dc.titleO ensino do canto segundo uma abordagem construtivista : investigação com professoras de educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000639076pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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