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dc.contributor.advisorSpritzer, Mirnapt_BR
dc.contributor.authorSimas, Lucas Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T02:41:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130815pt_BR
dc.description.abstractAproximando conceitos como Teatro Documental (Erwin Psicator), Biodrama (Vivi Tellas), autoficção (Serge Doubrovsky) e espetáculos contemporâneos previamente selecionados por suas proximidades discursivas, a pesquisa investiga práticas que tratama memória como agenciadora de criações teatrais. O interesse principal da investigação é refletir como esta memórias e torna uma possibilidade virtual para a problematização e potencialização do "real" na cena, criando mecanismos de composição espetaculares, que aqui se define como Biopoéticas Teatrais. Este processo mnemônico é problematizado neste trabalho tal qual catalisador da cena, inserindo-se em esferas de caráter pessoal, em atos de exposição, pela experiência do revelar-se a si e ao outro em cena. Assim, procura-se evidenciar uma cena que transite entre o individual e o coletivo, criando uma manutenção própria de organização. Busca-se ainda identificar aportes da prática desta construção que se utiliza de si para criação cênica, evidenciando o confronto entre autor e cena, real e ficcional. Para tanto, serão enfocadas as estratégias de criação de três espetáculos: Luís Antônio-Gabriela (direção de Nelson Baskerville), Natalício Cavalo (direção de Patrícia Fagundes) e Br-Trans (criação de Silvero Pereira), que nascem a partir da memória, de relatos, fotografias, vontades, fracassos, etc, para compreender e levantar potencialidades que possibilitem reflexões cênicas, práticas sobre a multiplicidade da vida posta no palco, potencializando produções singulares no teatro.pt_BR
dc.description.abstractApproaching concepts such as Documentary Theatre (Erwin Psicator), Biodrama (ViviTellas), autofiction (Serge Doubrovsky) and contemporary shows previously selected by their proximity discursive, this research investigates practices that treat memory as a mediator theatrical creations. The main interest of this research is to understand how this memory becomes a virtual possibility for questioning and enhancement of "real" in the scene, creating spectacular composition mechanisms that here is defined as BioPoetic Theater. This mnemonic process is questioned in this work just like catalyst scene by entering into personal spheres, in acts of exposure, the experience prove to themselves and to each other on stage. So, we try to highlight a scene that transit between the individual and the collective, creating its own maintenance organization. It also seeks to identify practical contributions of this construction that uses itself to scenic creation, highlighting the confrontation between author and scene, real and fictional. Therefore, strategies for creating three shows will be analyzed: Luis Antonio - Gabriela (directed by Nelson Baskerville), Natalício Horse (directed by Patricia Fagundes) and Br -Trans (creating Silvero Pereira), born from memory, reports, photographs, wills, failures, etc., to understand and lift capabilities that enable scenic reflections, practices on the multiplicity of life put on stage, leveraging unique productions at the theater.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAutobiographicalen
dc.subjectCriação teatralpt_BR
dc.subjectCreationen
dc.subjectCena contemporâneapt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectSceneen
dc.titleBiopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979950pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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