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dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorSastre, Cibelept_BR
dc.date.accessioned2015-12-08T02:42:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130775pt_BR
dc.description.abstractEsta tese problematiza a emergência do ensino superior de dança no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Propõe-se a repensar algumas noções hegemônicas de dança por intermédio de seis experimentos com práticas performativas realizados entre 2012 e 2014, em contextos de ensino de dança. Discutem-se procedimentos que impliquem produção de conhecimento em dança a partir da pergunta: como práticas performativas em dança inscrevem no corpo a produção de conhecimento em dança? Apresenta-se o conceito de práticas perfomativas como aproximações entre dança e performance, cultivando uma apropriação corporal de ideias e gestos singulares para uma dança própria através da Improvisação e da Análise Laban/Bartenieff de movimento. Analisam-se os percursos de produção de si dos sujeitos participantes dos experimentos a partir das noções de improvisação, espaços de ação e inscrição de si e momento intenso. Tomam-se a Análise Laban/Bartenieff de Movimento (LMA/BF), os procedimentos de improvisação e a Educação Somática como mote de proposição dos experimentos, bem como base de análise dos dados produzidos. A pesquisa tem, ainda, como suporte teóricometodológico elementos dos Estudos da Performance - de onde decorre a Prática- Pesquisa -, dos Estudos da Presença e dos Estudos Foucaultianos. A tese defende a formação em dança no ensino superior como um transitar entre performar e aprender.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses the emergence of the dance in graduate studies at universities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It rethinks some hegemonic notions of dance by looking at how knowledge in dance is produced and inscribed in the body, and the implications of this understanding for graduate studies. Between 2012 and 2014, six sets of experiments were carried out in graduate courses. The experiments presented the concept of performative practices in dance, cultivating a Drawing on elements of Performance Studies- from which Practice Research derives -, Presence Studies, and Foucault Studies for theoretical and methodological support, the dissertation examines how the participants self-produced knowledge from improvisation notions, spaces of action and self-inscription, and intense instant. The data was analyzed using Laban/Bartenieff Movement Analysis (LMA/BF), improvisation procedures, and Somatic Education. The dissertation demonstrates the value of formative dance in graduate courses for transiting between per-forming and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectGraduation courseen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectPerformative practicesen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectLaban/Bartenieff movement analysisen
dc.subjectLaban, Rudolf von 1879-1958pt_BR
dc.subjectImprovisationen
dc.titleEntre o performar e o aprender : práticas performativas, dança improvisação e análise laban/bartenieff em movimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000976031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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