Processo decisório de compra dos jovens usuários de Mobile Commerce em celulares
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos morador ...
A onda da tecnologia móvel vem mudando a forma como agimos, pensamos e nos relacionamos e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. De forma a atender os anseios de consumo advindos dessa revolução tecnológica, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas e plataformas de comércio voltadas à venda de produtos através de dispositivos móveis. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecer o processo decisório de compra de produtos e serviços por jovens, entre 18 e 30 anos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, usuários de Mobile Commerce em celulares, tendo em vista a escassez de pesquisas e informações sobre o comportamento de consumo através destes aparelhos, em especial do público-alvo escolhido. O estudo está baseado nos resultados obtidos através de duas etapas sequenciais de pesquisa: a primeira exploratória, através da realização de oito entrevistas em profundidade; e a segunda descritiva, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído a partir da revisão teórica e dos retornos obtidos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 153 pessoas. As etapas foram bastante complementares entre si, uma vez que os resultados obtidos em ambas foram semelhantes. Verificou-se que a praticidade é o principal atrativo para adoção do celular como instrumento de compra e que a sensação de segurança durante todo o processo é o fator-chave para decisão de aquisição via mobile. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3216)
Este item está licenciado na Creative Commons License