Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.contributor.authorBianchin, José Auréliopt_BR
dc.date.accessioned2015-12-02T02:41:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130631pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo identificar o que é relevante para o sucesso comercial de empresas de alimentos e bebidas premium no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em um primeiro momento, caracterizou-se produtos alimentícios e bebidas premium. Ainda, descreveu-se e analisou-se alguns subsetores que o presente estudo pesquisou mais a fundo. Depois, identificou-se, através de observação, os componentes do mix de marketing das empresas analisadas. Por fim, foram identificados os fatores determinantes para o sucesso comercial das empresas analisadas. Para isso, foram pesquisadas empresas de três setores: cafés especiais, cervejas artesanais e chocolates finos. As observações e as entrevistas foram analisadas e foram identificados sete fatores relevantes para o sucesso comercial das empresas analisadas: utilizar matérias primas de qualidade, ter uma estrutura enxuta, educar o mercado, ter uma identidade de marca, focar esforços no que agrega valor, adaptar tendências globais ao gosto local, identificar nichos de mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe present work had the goal to identify what are the key attributes to commercial success of premium food and beverage companies in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. First, were characterized the premium food products and beverage. In a second moment, were identified and analyzed some subsectors that the study researched deeply. Later, were described the marketing mix components of the analyzed companies. Finally, were identified the key attributes that define the commercial success of the analyzed companies. To do so, were researched companies of three sectors: specialty coffee, craft beer and premium chocolate. The observations and interviews were analyzed and seven key attributes to the commercial success of the analyzed companies were identified: utilization of quality raw materials, have a lean structure, educate the market, have a brand identity, focus efforts on what generates value, adapt global trends to local taste and identify market segments that the company can fit into. Therefore, the companies in these sectors can achieve similar success by developing actions in a way to internalize the attributes presented in this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommercial successen
dc.subjectSucesso em negociospt_BR
dc.subjectMarketing mixen
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectPremium foodsen
dc.subjectCraft beeren
dc.subjectSpecialty coffeeen
dc.subjectHigh quality chocolateen
dc.titleSabor especial no mercado : um estudo sobre fatores relevantes do mercado de produtos alimentícios e bebidas premiumpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem