Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMastroberti, Paulapt_BR
dc.contributor.authorMalafaia, Gabriela de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-01T02:40:42Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130575pt_BR
dc.description.abstractNa educação contemporânea percebe-se um movimento de inovação que as instituições de ensino, consolidadas no século XX, não conseguem acompanhar. E muitos destes têm como o sujeito principal o professor. Nesse sentido, essa pesquisa baseia-se na experiência de estágio dentro de uma instituição de ensino privada – Colégio Farroupilha, unidade Três Figueiras – durante o ano letivo de 2014, a partir da observação e da prática docente das aulas de artes. Como problema central o trabalho pergunta: a metodologia aplicada nas aulas de artes, durante o estágio prático, dentro do Colégio Farroupilha, contribui para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades e competências artísticas de cada aluno? A partir disso, foram abordados nesta pesquisa temas como modelos de sala de aula, papel do professor no século XXI, criatividade e autonomia do aluno. A metodologia desenvolve uma prática docente aplicada nos alunos durante 10 aulas do segundo trimestre. O trabalho coloca em evidência a importância do papel do professor. Como fontes referenciais básicas o trabalho emprega os estudos de Maria Acaso (2012), José Pacheco (2007), Ken Robinson (2011), entre outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectArte : Ensinopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.titleDesafios e inquietações : as aulas de artes como espaço para experiências disruptivas de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples